Pilates focado nos homens

Pilates para Homens

E já não era sem tempo. Afinal, seu idealizador é Joseph Pilates, um alemão que tratou pacientes durante a II Guerra Mundial e reabilitou a grande maioria de seus praticantes, além de ter sido Instrutor de Auto-Defesa da Scotland Yard, na Inglaterra.

Além de alongar, amenizar e até acabar com as dores no corpo, o Pilates tem grande poder de definição, tonificação e fortalecimento muscular. Também é poderoso para aumentar a disposição sexual por trabalhar a região pélvica, promover a oxigenação do corpo e facilitar a distribuição de sangue e hormônios.

A prática do Pilates também libera endorfina, hormônio responsável pela alegria e bem-estar.

Importante saber: O Pilates reduz o risco de câncer de próstata, pois um dos fatores associados ao problema está na deterioração da musculatura do assoalho pélvico. O método tem exercícios específicos para o fortalecimento dessa região do corpo.

  • Define, tonifica e fortalece a musculatura.
  • Reduz e pode acabar com as dores no corpo.
  • Ajuda a aumentar o desempenho sexual.
  • Diminui o risco de câncer de próstata.

Aprofundando o Pilates para Homens.

O senso comum é achar que o Pilates é um método dedicado somente para as mulheres. Isso é uma grande bobagem, afinal de contas, o Pilates é para todos. Hoje, o que encontramos por ai são pessoas que nunca experimentaram praticar o método Pilates e ainda possuem certos preconceitos sobre essa modalidade e o gênero e a idade destinada a ela.  Para que fique claro: o Pilates não possui gênero, idade, ou qualquer outra contraindicação. O Pilates é literalmente para todos! Ele possui benefícios para diversas classes, como os idosos, as mulheres, os homens, as gestantes, os atletas e até mesmo na reabilitação física.

O Pilates nos esportes.  

O método Pilates também causa a melhora no rendimento esportivo, graças ao fortalecimento e definição dos músculos gerais do corpo. Citando exemplos, temos a corrida, um esporte popular que ficou famoso por ser prático e não necessitar de muito, porém, esportes como esse, causam lesões no quadril, joelhos e principalmente nos tornozelos. Existem também lesões crônicas nas articulações dos ombros, punhos, e até mesmo nos cotovelos, que são as principais queixas de alunos que correm sem um tênis de corrida em bom estado e com a musculatura fortalecida o suficiente. O futebol, em geral, machuca joelhos, e dores na coluna.  O Pilates ajuda em todos os casos de esporte, inclusive nos dois acima, pois fortalece os músculos e reeduca o corpo a realizar os movimentos corretos, sofrendo danos menores se comparado ao período anterior da iniciação ao método.

O Pilates no combate as dores nas costas.

Outro benefício importante no Pilates dedicado aos homens é o combate as dores e desconfortos na coluna, haja visto que muitos passam horas e horas sentados em uma cadeira em frente ao computador. Com a prática regular do Pilates, conseguimos uma melhora extremamente significativa no alinhamento postural, o que colabora diretamente para que as dores e desconfortos localizados na região da coluna sejam eliminados, ou muito neutralizados.

O Pilates criado por um homem.

Na época de Joseph Pilates, não existiam muitos exercícios físicos tão inovadores e com tantos benefícios como o Pilates. O próprio criador do Pilates tinha uma saúde muito frágil, como explicado no tópico da história do Pilates logo abaixo, e durante a Primeira Guerra Mundial foi preso com alguns reféns por serem alemães. As técnicas de Pilates tiveram grande influência do yoga e de certas artes marciais, e Pilates ensinou essas técnicas aos prisioneiros companheiros, e os equipamentos também foram criados nessa época. Pilates atribuiu a sobrevivência de certos soldados a uma epidemia evidente de influenza na época ao método criado por ele, mas isso não possui nenhuma comprovação científica.  Em 1926, Pilates foi junto de sua esposa para Nova York, e, com sua técnica, abriu um estúdio para trabalhar com suas duas esposas: o Pilates e Clara. A técnica fez sucesso e atraiu a atenção de muitas pessoas, crescendo cada vez mais e mais.  Pilates dizia que precisamos dedicar mais tempo e principalmente atenção para a questão de como adquirir uma forma física adequada para a nossa rotina, não devemos dedicar só para o trabalho de um grupo muscular favorito, mas sim, devemos propiciar desenvolvimento uniforme de todo nosso corpo e deixar nossos órgãos em condições normais para que possamos trabalhar melhor no dia a dia e ter vitalidade suficiente e reserva á noite, para assim, aproveitar o prazer da compensação, do equilíbrio e do descanso.

O Pilates ajudando com o estresse diário.

O dia a dia de qualquer trabalhador brasileiro é, geralmente, extremamente estressante, haja visto que o normal é ficar horas dirigindo, de pé em ônibus lotados, caminhar quilômetros com sapatos inapropriados, entre muitas outras coisas que a profissão de cada cidadão brasileiro envolve.  O Pilates entra, nesse contexto, aplicado com o trabalho da concentração e a consciência da respiração, dois fatores que colaboram muito contra a propagação do estresse diário. O aumento da concentração ajuda no desempenho do trabalho, e que o desfoco comum do dia a dia vire foco e produtividade, o que já auxilia o aluno a manter sua calma e paz diária. Já a consciência da respiração ajuda com que o corpo passe por momentos de estresse em que o psicológico se demonstra instável, e o aluno controle sua respiração de forma instantânea.

Definição dos músculos do abdômen.  

Os exercícios praticados em uma aula de Pilates promovem o aumento de força e alongamento dos músculos do nosso corpo, trabalhando todos os grupos musculares, até mesmo alguns que nunca sentimos em outras modalidades, resultando então em um desenvolvimento equilibrado sem sobrecarga desnecessária.  Para os homens, assim como para todas as classes citadas acima, existem benefícios específicos e que condicionam o corpo em um nível excepcional, como a definição dos músculos do abdômen, graças ao trabalho principalmente do core (o centro de força do corpo, caracterizada por músculos do abdômen e pélvis específicos), com os músculos dessa região sendo ativados e trabalhados o tempo todo.

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