Shiatsu é uma técnica, originada nas sociedades antigas (como a egípcia, mesopotâmica, chinesa e até mesmo a indiana, e aprimorada da forma que conhecemos hoje no Japão.
Essa técnica envolve a maestria do terapeuta com os dedos, sendo a principal parte do corpo humano usada em quem aplica a técnica. Em quem recebe a técnica, os campos focados são os mesmos da acupuntura, os chamados “pontos energéticos”.
O que o shiatsu faz é justamente reestabelecer o equilíbrio entre estes pontos energéticos, realizando a pressão com os dedos ou até mesmo com as palmas das mãos, cotovelos e joelhos.
No nosso corpo, existem pontos de carência energética (kyo) e de acúmulo energético (jitsu), e o equilíbrio entre esses pontos é fundamental para que tenhamos a sensação de bem-estar e equilíbrio no organismo.
Apesar de parecer uma simples massagem de relaxamento, o shiatsu é muito mais do que isso. Ele analisa os pontos principais da rotina do paciente, como alimentação, duração de sono, estilo de vida, para proporcionar um atendimento que seja adequado para o paciente em específico.
Confira também: Massagem Terapêutica
Os benefícios da massagem shiatsu se concentram principalmente em:
Abaixo, veja como o shiatsu age em cada um desses benefícios.
Este benefício é uma consequência do alívio da tensão muscular, haja visto que, a partir de uma vez em que o músculo não está mais travado ou tensionado, temos mais liberdade para colocar a postura corporal de forma correta.
Uma postura incorreta pode trazer diversos malefícios para o corpo humano, pensando no fato de que a mesma gera mais tensões musculares do que já possuímos, e pode gerar problemas que envolvem até mesmo a área dos ossos e cartilagens.