O Pilates está entre as modalidades de atividade física com maior grau de satisfação entre os praticantes. Os benefícios estão sempre interligados, tendo como base os princípios específicos do método:

Centralização – Concentração – Controle – Precisão – Respiração – Fluidez dos movimentos

O método Pilates não possui contraindicações absolutas, podendo ser praticado por qualquer pessoa e em todas as idades. O que possibilita a melhora da composição corporal, respiratória ou reabilitação.

Com a prática do Pilates você ganha:

  • Aumento da força e resistência muscular
  • Melhora do equilíbrio, concentração e coordenação
  • Recuperação de lesões e evita lesões recorrentes
  • Boa forma física sem sofrimento. Ao contrário disso, o Pilates é extremamente prazeroso
  • Boa postura e alívio das dores nas costas
  • Uma boa noite de sono
  • Prevenção de osteoporose
  • Uma ótima maneira de relaxar e combater o estresse

História do Método

O Pilates foi desenvolvido pelo alemão Joseph Pilates na década de 20. Como enfermeiro, durante a primeira guerra mundial, Joseph ajudava seus companheiros feridos, adaptando as camas dos hospitais às necessidades de cada um. Usava as molas dos colchões, fitas e cordas, daí a aparência dos aparelhos.

Por volta de 1923, Joseph Pilates abriu seu primeiro estúdio em Nova Iorque, pouco se sabe sobre este período, mas sabe-se que com o passar do tempo ele elaborou mais de 500 exercícios. O objetivo era desenvolver o corpo uniformemente, priorizando o controle do corpo. Para ele, era mais importante a qualidade dos movimentos do que a quantidade de repetições.

Joseph faleceu em 1967 aos 87 anos, sua esposa Clara Pilates continuou na direção do estúdio e em 1970 o entregou para uma antiga aluna chamada Romana Kryzanowska. Aos poucos os alunos de Joseph foram montando seus próprios estúdios, iniciando a propagação da modalidade por todo o mundo.

A principal finalidade do método é fazer com que o praticante tenha consciência de todos os músculos que ele está trabalhando, este controle garante uma transformação no corpo de maneira equilibrada, em perfeita harmonia. O Pilates é um método de condicionamento postural que consiste em manter o corpo e a mente saudáveis. O método pode ser usado como reabilitação, pós-reabilitação, condicionamento físico e mental.

Endereço
Rua Osório Duque Estrada, 35 Paraiso - São Paulo
11 2386-9717 | 11 3052-4192 11 98508-2713
contato@omega4.com.br