O Treinamento Funcional pode ser praticado por muitas pessoas, de atletas de alto nível a sedentários, de crianças a idosos e, também pode ser praticado por pessoas que tenham determinados problemas médicos. Isso se deve porque os exercícios do treinamento funcional beneficiam todo o corpo, ajudando tanto em atividades do dia-a-dia quanto na preparação de um atleta para competições.
Para o atleta, o treinamento funcional é mais intenso, tendo exercícios mais elaborados para que se atinja um condicionamento físico melhor. Além disso, é necessário uma analise das características do atleta, pois cada pessoa tem sua individualidade física e deve-se saber quais são os níveis físicos atuais do atleta. Com isso, muitas das lesões e acidentes que poderão vir a acontecer durante treinos e competições serão prevenidas.
O atleta deverá seguir firmemente e não pular nenhum dos exercícios dados, respeitar a capacidade do próprio corpo e assim avançar da prática, dessa maneira, o treinamento funcional exercerá benefícios no corpo todo, ajudando o atleta na preparação física do esporte a ser praticado. O planejamento dos exercícios e a frequência dos exercícios são feitas por profissionais altamente qualificados, que podem ser encontrados na Omega4Estúdio do Corpo.