Terapêutica

VOCÊ CONHECE A MASSAGEM TERAPÊUTICA?

A massagem terapêutica possui uma série de técnicas que consistem em aplicar, manualmente ou sistematicamente, manobras metódicas, realizadas com as mãos, dedos, cotovelos ou joelhos sobre o tecido corporal. Tais manobras têm como objetivo principal levar o conforto, o relaxamento e o desestresse para o paciente.

Mas saiba que o simples toque com as mãos já nos proporciona bons sentimentos e sensações, logo, uma massagem desencadeia uma série de reações benéficas a saúde e sensações de bem estar durante o tempo em que o paciente recebe a terapia.

O toque das manobras realizadas por um profissional promove efeitos que levam o desencadeamento de funções estimulantes, influenciando os estados psicológico, físico e fisiológico do organismo de forma extremamente positiva.

Segundo estudos, a massagem, quando realiza por um profissional certificado e executada de maneira correta, promove efeitos mecânicos no organismo, como o aumento da circulação sanguínea e o movimento linfático (circulação linfática), aumento do fluxo de nutrientes e oxigênio pelos órgãos do corpo, promovendo assim a remoção de produtos catabólicos e metabólicos no organismo.

Mas, sem dúvidas, uma das principais queixas que levam os pacientes a procurarem serviços de massagem são as queixas de dores nas costas, ocasionada pela falta de tônus muscular. A principal causa é o estresse rotineiro e a tensão acumulada, o que faz com que o corpo gere músculos tensos e retesados, provocando, de forma consequente, a dor.  Neste caso, a massagem possui o poder de melhorar tais sintomas e solucionar o problema, gerando relaxamento muscular liberando a rigidez das articulações e músculos, substituindo, muitas vezes, o consumo excessivo de medicamento.

Existem vários técnicas de massagens terapêuticas – que utilizam técnicas de outras massagens -, que agregam a massoterapia com outros tipos de terapia, como a aroma terapia, cromoterapia, musicoterapia, termo terapia e assim vai. Venha nos conhecer!

OS BENEFÍCIOS DA MASSAGEM TERAPÊUTICA.

Os benefícios das massagens terapêuticas, falando de um modo generalizado, são:

  • Trabalha os sistemas linfático, nervoso e energético.
  • Controla o estresse.
  • Alivia tensão e dores musculares.
  • Estimula a flexibilidade das articulações.
  • Elimina toxinas e resíduos metabólicos.
  • Diminuição da insônia.
  • Reduz espasmos e cólicas.
  • Ajuda pessoas com hipertensão, diminuindo a pressão arterial.

Abaixo, você poderá ver a relação da massagem terapêutica com cada um desses benefícios.

A MASSAGEM TERAPÊUTICA TRABALHA OS SISTEMAS LINFÁTICO, NERVOSO E ENERGÉTICO?

A massagem terapêutica trabalha os sistemas linfático, nervoso e energético de uma só vez pelo fato de mexer com a secreção hormonal, secretando hormônios como a ocitocina, responsável pela perca do medo e facilidade de relações pessoais, e a serotonina, responsável direto pela felicidade psicológica. Já o sistema linfático é trabalhado através da linfa, e a circulação da mesma pelo corpo. O sistema energético é trabalho através da irrigação sanguínea nos órgãos, o que os dá mais oxigênio e permite com que o corpo fique em um estado muito mais enérgico.

A MASSAGEM TERAPÊUTICA CONTROLA O ESTRESSE?

A massagem terapêutica trabalha o relaxamento muscular e a redução ou eliminação da tensão muscular severa, gera feedbacks que produzem endorfina dentro do nosso organismo, além de gerar hormônios como a ocitocina, responsável pela perca do medo e ajuda na melhora de relações pessoas e a serotonina, hormônio responsável direto pela sensação de felicidade. A diminuição ou redução da tensão muscular provoca um relaxamento instantâneo de curto e longo prazo. Com sessões de massagem terapêuticas realizadas de forma frequente, o paciente poderá ver o efeito extremamente benéfico à saúde do mesmo. A leveza e equilíbrio que este tipo de massagem traz é fundamental para aguentarmos a pressão do dia a dia.

A MASSAGEM ESTIMULA A FLEXIBILIDADE DAS ARTICULAÇÕES?

O tratamento de massagem terapêutica, se feito com frequência, também pode estimular a flexibilidade das articulações, pois algumas técnicas usadas realizam métodos de trabalho com as mesmas. Ao termos uma redução da tensão muscular e consequente relaxamento, as articulações podem trabalhar de forma mais eficaz e tornar até mesmo o nosso corpo mais elástico do que o comum. A massagem também é extremamente recomendada para pacientes que sofram com problemas nas articulações e/ou cartilagens do corpo, e, se notificado ao profissional terapeuta, o mesmo pode realizar técnicas que ajudem no avanço da recuperação das lesões corporais.

A MASSAGEM TERAPÊUTICA ELIMINA TOXINAS E RESÍDUOS METABÓLICOS DO ORGANISMO?

A massagem terapêutica trabalha, em certas técnicas, de forma efetiva com o sistema linfático, que, além de suas outras funções, tem a responsabilidade da circulação e eliminação dos resíduos tóxicos e metabólicos que estão presentes no nosso organismo. Ao realizar técnicas como a fricção e amassamento, o sistema linfático é trabalhado, permitindo a circulação da linfa, e a retirada de líquidos (drenagem linfática) que causam inchaços, assim como toxinas e resíduos metabólicos que vão para o sangue e são filtradas pelos rins e eliminadas na urina. Portanto, a massagem terapêutica é capaz de eliminar toxinas e causar alivio e a eliminação da sensação de estresse e cansaço todo o tempo, mesmo sem ter realizado nenhuma atividade que gere fadiga.

A MASSAGEM TERAPÊUTICA TEM A CAPACIDADE DE DIMINUIR A INSÔNIA?

O tratamento com massagem terapêutica possui diversos benefícios como o relaxamento muscular, diminuição da tensão muscular, eliminação de toxinas do organismo, melhora no metabolismo, melhora em sistemas circulatórios e também possui a capacidade de diminuir a insônia. Graças ao relaxamento e diminuição da tensão muscular, os dois benefícios principais da massagem terapêutica, o paciente tende a gerar hormônios no organismo que geram sensação de bem estar, conforto e tranquilidade. Eles combatem diretamente o efeito da insônia no cérebro, melhorando suas noites de sono e disposição para os desafios do dia a dia.

A MASSAGEM TERAPÊUTICA TEM A CAPACIDADE DE REDUZIR OS ESPASMOS NOTURNOS E CÓLICAS MENSTRUAIS?

A massagem terapêutica possui benefícios como o relaxamento muscular, a diminuição  da tensão muscular, a sensação de bem estar e melhoras no organismo em diversos aspectos: eliminação de toxinas e resíduos metabólicos, liberação de hormônios como a endorfina (que possui efeito analgésico), serotonina (hormônio responsável direto pela felicidade) e a ocitocina (hormônio que melhora a sensação do medo e ajuda nas relações pessoais de forma direta), além de ter a capacidade de diminuir a insônia. E é exatamente pelo fato do hormônio endorfina ser liberado durante um bom tempo dentro do organismo que os efeitos de diminuição de espasmos noturnos (contração muscular involuntária) e cólicas menstruais (contração do útero) são sentidos pelos pacientes que realizam de forma frequente essa terapia.

A MASSAGEM TERAPÊUTICA PODE AJUDAR PACIENTES HIPERTENSOS?

A hipertensão, ou pressão arterial elevada, é uma condição séria que afeta milhões de pessoas no mundo. A pressão arterial é a força que o sangue, ao percorrer uma artéria ou uma veia, faz contra estas. Cada vez que o coração bate, ele bombeia sangue por todo o corpo, o que chamamos de pressão sistólica. E quando o coração está em repouso entre os batimentos, a pressão arterial cai, o que chamamos de pressão diastólica. Segundo especialistas em massagem, tipos de massagem que promovem a movimentação da pele, tecido conjuntivo, o tecido muscular e periósteo, estimula os receptores, que enviam mensagens de relaxamento para o sistema nervoso central. Esses reflexos causam vasodilatação, resultando na diminuição da pressão arterial e frequência cardíaca. Lembrando que não são todas as massagens recomendadas aos hipertensos, pois algumas podem aumentar a pressão intravascular no organismo e acabar piorando a condição da doença. Um paciente que realiza a massagem terapêutica de forma frequente tende a ver a leitura de sua pressão arterial e frequência cardíaca diminuir.

AS CONTRAINDICAÇÕES DA MASSAGEM TERAPÊUTICA.

Como toda terapia, a massagem terapêutica possui contraindicações, sendo elas:

  • Trombos recentes.
  • Inflamações agudas ou subagudas.
  • Hemorragias ou tendência para tê-las.
  • Tumores malignos e benignos.

Abaixo, veremos as relações da massagem terapêutica com essas contraindicações.

PACIENTES QUE POSSUEM CASOS DE TROMBOS RECENTES PODEM FAZER MASSAGEM TERAPÊUTICA?

Os trombos são coágulos sanguíneos, que ficam junto ao plasma sanguíneo , mas geralmente ficam travados em algum lugar do corpo. Eles possuem a capacidade de obstruir certas veias e artérias, e até a causar danos cerebrais que podem ser irreversíveis se chegarem em contato com o cérebro. Trombos no sangue podem causar diversos danos em todos os órgãos do corpo, e eles são o que geram a TVP (trombose venosa profunda). A principal complicação da trombose venosa profunda, ou TVP, é a embolia pulmonar, gerando deficiência, além de tudo, nos pulmões. É absolutamente não recomendável a pacientes que tiveram casos de trombos recentes realizarem a massagem terapêutica, pelo fato de que a massagem pode estimular a circulação sanguínea, o que pode levar os trombos a uma circulação perigosa dentro do corpo, podendo afetar pulmões, cérebros e outros órgãos fundamentais para a saúde corporal do paciente.

PACIENTES COM INFLAMAÇÕES AGUDAS OU SUBAGUDAS PODEM FAZER MASSAGEM TERAPÊUTICA?

Os efeitos vasomotores provocados pela massagem são completamente maléficos ao paciente nesse caso, sendo extremamente não recomendável o feito da terapia. O risco que se corre é de espalhar e generalizar a inflamação por todo o corpo. Esse caso é apenas com inflamações agudas, ou graves, e subagudas, com um fator um pouco menor de gravidade, portanto, inflamações mais leves como tendinites, sequelas de entroses, etc. não se encaixam nesse quadro, e a massagem terapêutica possui inclusive um efeito benéfico às lesões.

PACIENTES COM QUADRO HEMORRÁGICO PODEM FAZER MASSAGEM TERAPÊUTICA?

Um paciente com quadro hemorrágico é o paciente cujo possui hemorragias, ou uma severa tendência a desenvolvê-las, pois, de acordo com as técnicas da massagem terapêutica, existe um grande risco de agravar a hemorragia, podendo causar danos irreparáveis ou fatais ao paciente em questão, justamente pela questão da massagem incentivar as circulações sanguíneas pelo corpo.

PACIENTES COM TUMORES BENIGNOS OU MALIGNOS PODEM FAZER A MASSAGEM TERAPÊUTICA?

Os tumores são, nada mais nada menos, que células que sofreram uma alteração, seja ela genética ou de outro fator, durante a reprodução. As técnicas da massagem terapêutica envolvem técnicas de outros tipos de massagem, mas também, e principalmente, o amassamento e a fricção, e, além da pressão causada pelas técnicas, as circulações linfática e sanguínea e a pressão intravascular pode aumentar, o que pode, com pequenas chances, causar o rompimento dos tumores e danos irreparáveis ou até mesmo fatais ao paciente. Portanto, fique de olho e pergunte a um especialista médico se é permitido realizar o tratamento de massagem terapêutica com um profissional especializado.

VOCÊ CONHECE A HISTÓRIA DA MASSAGEM TERAPÊUTICA?

Os primeiros registros sobre as técnicas de massagem foram escritos a 3000 a.C. na Medicina Tradicional Chinesa. Lá, existiam técnicas que criaram o shiatsu, a acupressão e a reflexologia, assim como outros métodos derivados destes que são mais contemporâneos.

Nas civilizações ocidentais, a introdução das técnicas de massagem foi feita por médicos gregos e romanos. A massagem ocidental moderna é creditado principalmente a Pehr Henrick Ling, um atleta sueco do século 19. Sua abordagem que combina manobras utilizando as mãos, principalmente de deslizamentos com movimentos ativos. Se tornou conhecido como massagem sueca. É ainda um dos métodos mais usados no mundo ocidental.

Hoje, com a cultura globalizada, temos a facilidade de unir técnicas de diversas massagens para gerar uma massagem muito mais eficaz ao paciente em menos tempo. Venha conhecer a Omega4 e desfrutar das técnicas eficazes da massagem terapêutica

Endereço Omega4 Estúdio do Corpo
Rua Osório Duque Estrada, 35 - Paraíso - São Paulo
11 2386-9717 | 11 3052-4192 11 94048-3704
contato@omega4.com.br