A prática do Método Pilates vai influenciar na vida do seu praticante em diversas áreas da vida, entre elas:
Com a frequência do Método Pilates é perceptível melhorias no corpo, que irã gerar a consequente melhoria da saúde, como: melhor distribuição do tônus muscular, fortalecimento do abdômen, maior flexibilidade, mobilidade e equilíbrio, correção da postura. Ganho de saúde para as articulações, tratamento de lesões e ainda como complemento para treino de atletas, devido a sua ajuda no ganho de resistência física.
O Método Pilates é um grande aliado da saúde. Vai auxiliar na prevenção de doenças e no tratamento de reabilitação física, vai trabalhar o desenvolvimento e melhoria da coordenação, flexibilidade e equilíbrio, principalmente para a terceira idade. Além de ser uma alternativa de exercício totalmente segura para gestantes e ainda ajuda na recuperação corporal pós-parto.
O Método Pilates também vai ajudar no alivio de cores corporais, devido sua eficiência em ativar as funções orgânicas e assim auxiliar na imunidade, melhora a circulação, melhora a densidade óssea, desenvolve a função pulmonar. Ainda, é uma ajuda ao tratamento de patologias como escoliose, osteoporose, artrite e esclerose múltipla.
Exercitar-se com o Método Pilates é considerado como uma das melhores técnicas para quem busca melhorar a musculatura do corpo, evitar doenças cardiovasculares, tratar e evitar lesões, amenizar dores, eliminar o estresse rotineiro, emagrecer, correção postural, aumentar da flexibilidade e equilíbrio, incentivar a coordenação motora, fortalecimento da musculatura do abdômen, tonificar o corpo, prevenir tendinites e dores na coluna, melhorar a concentração e consciência corporal. Ou seja, têm-se diversos benefícios em uma só pratica, que em suma, irão trabalhar e ajudar o corpo e a mente e a saúde.
Além do mais, o Método Pilates pode ser praticado por qualquer pessoa, sem restrições, dos 08 a 80 anos, sempre muito bem acompanhado e orientado por profissionais qualificados e responsáveis. Seus exercícios vão sempre exigir alto grau de concentração e controle, orientando o limite de cada aluno, por isso é indispensável o auxílio de um profissional.
O Método Pilates conquistou grande público, principalmente muito praticado pelo mundo das famosas, devido ao seu diferencial, sendo distinto tanto do esporte quando da musculatura tradicional, e, por isso, transformou-se em uma ótima alternativa para quem deseja manter a forma, ter a saúde em dia, melhorar o bem estar e também movimentar-se. Assim, o Método Pilates é uma das técnicas de exercício físico mais completas e benéficas para a saúde em geral, a sua pratica traz benefícios para o corpo e a mente, sendo uma alternativa completa.
Além de que, o Método Pilates é muito indicado e sem contraindicações pois tem baixo impacto nas articulações, pois é realizado com poucas repetições, sem gerar desgastes, com alongamento, trabalhando a flexibilidade e respiração, e com alto grau de consciência corporal. Por isso, evita lesões e ainda as trata. Sendo uma ótima opção para quem tem dificuldades de ritmos de academia ou sofre com dores nas costas e articulações ao exercitar-se.
Joseph Pilates, criador do Método Pilates, teve experiências terríveis na infância, tendo doenças como asma, raquitismo e febre reumática. Por isso, ele sempre foi uma criança que se exercitava, afim de melhoras as condições do próprio corpo e não se sentir preso a ele.
Joseph sempre foi visto treinando de calção, pelo fato de possuir raquitismo e consequente deficiência em vitamina D, o que o deixou conhecido por esse estilo de roupa.
Em seguida, Joseph Pilates começou a estudar de forma profunda as ciências biológicas do corpo humano, como a anatomia, a fisiologia, a Medicina Tradicional Chinesa (MTC), física e biologia.
Ele procurava ciências que mostravam tudo sobre o funcionamento do corpo humano de forma conjunta. Em 1912, o jovem Pilates se mudou para a Inglaterra, virou lutador de boxe em Londres e ensinou defesa pessoal para a polícia metropolitana de lá.
Preso por ser alemão na Primeira Guerra Mundial, o jovem Pilates ensinou aos prisioneiros, inclusive os doentes, técnicas do próprio Método Pilates para se exercitarem enquanto estavam isolados do resto do mundo. Após ser libertado, lançou as técnicas que eram chamadas de Contrologia, referentes ao controle da mente sobre o corpo, nome que depois foi adaptado para o Método Pilates. Em 1967, aos 83 anos, Joseph Pilates morreu por complicações em um incêndio dentro de seu estúdio, mas sua esposa continuou disseminando o Método Pilates ao resto do mundo.