É um produto biológico obtido através da Clostridium botulinum. A toxina botulínica, é conhecida popularmente como botox, que é a marca registrada do laboratório Allergan. Há também outros produtos no mercado com nomes distintos, como por exemplo Dysport e Prosigne.
Não pode! Apenas em rugas que com a movimentação dos músculos faciais, ficam super marcadas, temos como exemplo os "pés-de-galinha" e as marcas de expressão da testa. Para outras linhas de expressão que se destacam quando o rosto está parado (como o bigode chinês) existem outros produtos que podem ser usados, como por exemplo preenchimento à base de ácido hialurônico.
Não! Tudo depende da quantidade de material injetado em cada região fácil, o que vale é a técnica usada pelo seu dermatologista, portanto é recomendado que a escolha seja feita sempre confiando em um profissional experiente, que avalie o seu rosto de forma individual. Hoje em dia a tendência no uso do botox é deixar a aparência cada vez mais natural.
Especialistas recomendam acima de tudo a avaliação geral para saber se o procedimento realmente é necessário, independentemente da idade do paciente! Por exemplo, mulheres jovens (em cerca dos seus 30 anos), com tendência genética à formação de rugas, podem usar o botox de maneira preventiva. O assunto ainda rende muita polêmica, porém o que realmente vale é o bom senso do paciente e principalmente do médico.