Muitas pessoas sofrem diariamente com uma rotina de dores, na coluna, musculares, falta de estabilidade articular ou até as dores crônicas. Todas essas são um problema e uma grande lamentação de boa parte da população, atrapalha a qualidade de vida, o desempenho no dia a dia e impede a funcionalidade completa do corpo.
O método Pilates é um bastante procurado para alterar essas situações, pelo seu método de propriocepção (capacidade em reconhecer a localização espacial do corpo, sua posição e orientação, a força exercida pelos músculos e a posição de cada parte do corpo em relação às demais), trabalha a concentração, flexibilidade, coordenação, recupera lesões e aumenta a resistência muscular e entre muitas outras.
Assim, ele é um método extremamente eficaz no tratamento contra os diversos tipos de dores, tudo analisado por suas técnicas e com um auxilio devido do profissional, para orientar e trabalhar seus objetivos nos movimentos ideais.
A dor corporal [principalmente dor na lombar ou coluna] é um sinal de alerta do organismo, comunicando o corpo, se for no caso crônica, ela gera no organismo alto estresse ou até uma incapacidade, por isso deve-se ter cuidado e ficar em alerta com os sinais. É até certo modo comum após um novo esforço corporal e muscular, uma certa dorzinha, porém, dependendo do seu nível pode ser sinal de uma lesão muscular por causa do excesso de esforço, e não o ganho de massa, como alguns imaginam.
Um dos maiores motivos das dores na coluna são decorrentes de problemas na postura e sua recorrente pratica de forma incorreta, assim causando desconfortos, dores leves ou até lesões mais sérias, ou até doenças ostearticulares. Todo o tratamento devido para essa correção da postura vem com o alinhamento da postura e a amplitude de seu movimento muscular.