O treinamento funcional tem muitas técnicas baseadas nos movimentos naturais do homem primitivo, aplicadas aos homens modernos. Como por exemplo, correr, pular, agachar, girar e empurrar. O aluno, com o treino frequente, pode ganhar força, equilíbrio, flexibilidade, condicionamento físico e até mesmo um aumento na agilidade dos movimentos. Ele tira a pessoa dos movimentos mecânicos e eixos definidos ou isolados, como acontece na musculação. Por isso, virou uma alternativa para quem estava cansado dos exercícios mais tradicionais na academia.
Para trabalhar a musculatura profunda, são utilizados acessórios como elásticos, cordas, bolas, cones, discos e hastes. É um método que ajuda a prevenir lesões, gera melhorias cardiovasculares, a redução do percentual de gordura, emagrecimento pela prática do treinamento funcional e a definição muscular.
A Omega4 trouxe um e-book com 9 motivos para você começar a fazer treinamento funcional agora! Para ter acesso, basta clicar nesse link e fazer um breve registro. Entre os nove motivos, temos:
1. O aumento da ativação muscular no corpo!
2. A tonificação muscular!
3. O controle e o fortalecimento do core, ou centro de força do corpo!
4. A melhora das capacidades físicas ou funcionais (característica essencial para a qualidade de vida de homens e mulheres em todas as idades)!
5. Previne lesões musculares!
6. Melhora da postura!
7. Melhora do sistema cardiovascular!
8. Melhora na prática de atividades físicas!
9. Melhora no condicionamento físico!
Lembrando que o treinamento funcional pode ser aplicado para diversos tipos de classes de pessoas, como atletas, mulheres, homens, e até mesmo idosos!