Poucas pessoas sabem que o Treinamento Funcional (TF) desenvolve a reabilitação, denominado como Treinamento Funcional Terapêutico (TFT). Diferente do que muitos acreditam, o Treinamento Funcional não é uma técnica apenas para aqueles que desejam um corpo belo, definido, saudável e com maior resistência física. Também é uma modalidade de inúmeras vantagens utilizáveis no dia a dia de pacientes com alguma lesão ou patologia, em estado de recuperação.
O Treinamento Funcional age como modalidade terapêutica? Como já mencionado, muitos creem em uma visão errada sobre essa técnica, como modo apenas para manutenção da saúde física e aptidão corporal. Todavia, ele é um exercícios que pode perfeitamente se encaixar para a reabilitação física de lesões e patologias, chamado pelo termo de Treinamento Funcional Terapêutico, o nome diferencia, mas a modalidade continua a mesma.
Entenda como funciona: Pilates na prevenção de lesões
A ideia errada de que uma lesão ou patologia deve afastar o paciente da prática de exercícios acaba até atrapalhando a recuperação. Se assim fosse, a pessoa não deveria mais subir escadas, levantar, sentar, andar por distâncias mais longas. Por exemplo, muitos atletas e maratonistas acabam desenvolvendo problemas nas musculaturas, articulações e não devem ou nem por isso param com suas práticas esportivas. Isso tudo se explica porque não é a maratona ou a prática de exercícios físicos que causam o desgaste e sim os movimentos disfuncionais do corpo, ou seja incorretos.
As sessões de Treinamento Funcional escolhe exercícios específicos para o desenvolvimento e correção de diversas áreas, como: a coordenação motora, mobilidade completa, flexibilidade, equilíbrio, elasticidade, força muscular, aumento da resistência muscular localizada e a melhora da resistência cardiovascular e a estabilidade.
O Treinamento Funcional Terapêutico trata os pacientes com patologias e lesões gerando assim todos esses benefícios para o tratamento, e prevenindo novas lesões. Seus movimentos são focados no grande Core, como o Pilates, assim o corpo irá manter a estabilidade e uma excelente base. Durante suas sessões o paciente irá gerar todas essas características que foram mencionadas com os seus movimentos funcionais, desenvolvendo as capacidades do paciente para ser usada na sua vida cotidiana e fora da aula, essencial para evitar lesões.
Para saber mais sobre o treinamento funcional para reabilitação, acesse o link.