É de suma importância que antes de realizar qualquer procedimento estético seja feita uma boa avaliação.
Uma boa avaliação tem impacto direto nos resultados obtidos em seus tratamentos estéticos. Isso porque os compostos e técnicas incluídos nos tratamentos podem transformar o estado de saúde do paciente.
Por isso que antes de se submeter a um procedimento você deve primeiramente passar por uma avaliação corporal estética, dessa forma você garante resultado e segurança no procedimento!
O paciente precisa preencher uma anamnese com informações básicas. Dessa forma, o profissional e o paciente têm a oportunidade de conversar mais detalhadamente para que haja o entendimento de ambas as partes em relação aos próximos passos.
Esse processo garante esclarecer todas as dúvidas com relação ao tratamento, bem como permite que o paciente adquira confiança no profissional.
De maneira geral, a anamnese contém informações relacionadas à saúde do paciente. Dessa forma, ele precisa responder se tem patologias, se faz uso de algum medicamento e especificá-lo, indicar se possui alergias ou não, se já realizou algum procedimento cirúrgico, se é praticante de atividade física, se possui alimentação balanceada e, no caso do paciente possuir órgão reprodutor feminino, é questionado se está gestante.
Essas informações são importantes porque permitem que o profissional entenda o corpo do paciente de maneira completa. Sendo assim, ele consegue criar um protocolo que atenderá a individualidade e respeitará as alterações que, em alguns casos, são difíceis de alterar.
Ainda é realizada uma avaliação palpável na região em que o paciente fará o tratamento, a fim de identificar inchaço, nódulos, flacidez e aderências.
É importante frisar que, mesmo que a queixa do paciente seja apenas de gordura localizada, é necessário observar se há na região alguma outra característica que poderia influenciar no resultado. Dessa forma, você garante um bom resultado ao seu paciente!
Feito isso, realiza-se a medida das circunferências através do adipômetro e, quando o tratamento precisar, também é feita a medida de altura e largura da área que será tratada.
É importante ressaltar que alguns equipamentos pedem essas medidas para aplicação da dosagem. Por isso, quando o equipamento solicitar, sempre faça essas medidas a fim de que a dosagem não seja mais do que o desejado e não cause nenhum incômodo na aplicação.
Além disso, é feito o registro fotográfico, que é uma etapa que tem muito valor e, justamente por isso, não pode ser esquecida.
Registrando em fotos as áreas que serão tratadas antes, durante e depois do procedimento, você consegue acompanhar a evolução e, principalmente, consegue fazer um comparativo do início ao fim do tratamento.
Você já deve ter entendido a importância de realizar uma avaliação estética, mas também dá mais credibilidade para a clínica e aumenta - e muito - as chances do cliente sair satisfeito com o resultado ao final do tratamento.
Dentre alguns benefícios estão:
Qualquer tratamento estético que faça qualquer alteração no seu rosto ou no seu corpo - mesmo que minimamente - pode afetar a sua autoestima. Por isso, é importante não entregar o seu sonho na mão de qualquer profissional por aí.
Dito isso, não fazer uma avaliação estética corretamente pode, além de tudo, te fazer perder tempo e dinheiro com um pacote de tratamento que não foi personalizado para você e que não entenderá as suas necessidades. Além disso, as chances de ter as suas expectativas atingidas são mínimas.
Dessa forma, se você estiver pensando em fazer qualquer procedimento estético no seu corpo ou no seu rosto, você deve certificar-se de que o profissional que você escolheu está em constante atualização e, principalmente, que ele tem capacitação para realizar os procedimentos que você deseja.
Assim você consegue sentir segurança no trabalho desse profissional e, sobretudo, admirar o resultado sem maiores frustrações!