A depilação a laser já pode ser considerada o melhor método para eliminar aqueles pelos em lugares que geralmente causam grande incômodo.
Esse método elimina cerca de 90% dos pelos. Contudo é necessário realizar cerca de 4 a 6 sessões para acabar totalmente com os pelos da região tratada. A manutenção pode ser feita apenas em 1 sessão anual.
É importante frisar que o preço das sessões pode variar conforme a região onde está localizada a clínica onde você realizará o procedimento, bem como o tamanho da área que será depilada.
Esse tipo de depilação, ao contrário dos demais métodos de depilação convencionais, é utilizado um aparelho que desfere um comprimento de onda de calor que alcança exatamente o local onde o pelo nasce fazendo com que ele seja danificado. O resultado é a eliminação do pelo desde a raiz.
A fim de remover qualquer indício de oleosidade ou creme hidratante, é necessário limpar muito bem a pele com o auxílio do álcool. É importante também que os pelos da região que será tratada, tenham sido removidos com lâmina ou cremes depilatórios.
Dessa forma, é possível centralizar o bulbo piloso e não o pelo em si.
Os equipamentos mais novos possuem uma ponteira que possibilita o resfriamento da região depilada logo depois de cada disparo do laser.
No fim de cada sessão, é importante aplicar uma loção calmante na pele que acabou de ser tratada.
Depois de cerca de 15 dias do tratamento, é possível que você tenha uma falsa aparência de crescimento. Isso porque, os pelos até “crescem”, mas ficam soltos e caem facilmente no banho com uma esfoliação de pele.
Embora a depilação a laser tenha resultados prolongados, não podemos considerá-la como algo definitivo. Devido a fatores hormonais, alguns pelos realmente podem voltar a nascer - mesmo que poucos.
As sessões periódicas de manutenção servem justamente para inibir esse novo crescimento.
Logo após a primeira sessão, a região depilada tende a ficar avermelhada e um pouco mais quente. E este pode ser um grande indicativo da excelência do tratamento.
Contudo, você não precisa se preocupar com isso. Isso porque essa irritação tende a desaparecer algumas horas depois.
Por isso, é de suma importância que você tenha alguns cuidados logo que finalizar a sua sessão de depilação a laser como, por exemplo:
O mais indicado é comprar um pacote com 5 sessões e, caso realmente perceba que há uma necessidade, fica livre para comprar mais sessões.
Mas, em geral, o número de sessões vai depender da cor da pele, da cor do pelo, da espessura do pelo e, principalmente, do tamanho da área que será depilada.
Pessoas com pele morena e pelos finos precisam de mais sessões do que pessoas de pele clara com pelos grossos e escuros.
O intervalo das sessões pode ser de 30 a 45 dias, pois é nesse período que os pelos surgem novamente. E, caso não seja possível esperar até o dia que está marcado para o seu tratamento à laser, opte por realizar a sua depilação com gilete ou cremes depilatórios.
A gilete e o creme depilatório são capazes de manter a estrutura do pelo e, dessa forma, o tratamento não é comprometido.
Como pode ser que ainda existam alguns folículos imaturos que se desenvolverão após o tratamento, é importante fazer as sessões de manutenção porque, como eles não exibiam melanócitos, o laser não conseguiu “encontrá-los”.
Mas, de uma forma geral, é recomendado que a sua 1ª sessão de manutenção seja feita somente depois que os pelos nascerem novamente. E, embora esse tempo mude de pessoa para pessoa, quase sempre acontece depois de 8 a 12 meses.
O risco de queimadura na pele vai depender da escolha do profissional, pois só há risco de queimadura caso exista algum erro de aplicação como, por exemplo, aplicar em uma potência maior do que o indicado ou por um tempo maior do que o suportado naquela região.
Dessa forma, a escolha da sua clínica para realização da sua depilação a laser deve ser muito cautelosa e criteriosa, a fim de evitar possíveis problemas.
Embora a depilação a laser seja um método excelente para eliminação de 90% do pelo, ele ainda possui algumas contraindicações.
Para entender as contraindicações da depilação a laser, é só acompanhar essa listinha logo abaixo:
Embora a depilação a laser seja um método eficaz e que possa ser realizado na maioria das áreas do corpo, ela não pode ser realizada nas mucosas, da parte inferior da sobrancelha e diretamente nos órgãos genitais.