Pilates
|
19/11/2020

Pilates combatendo a fibromialgia

Você sabia que o método Pilates pode ser utilizado como auxiliar no tratamento da fibromialgia? Saiba mais!

Pilates combatendo a fibromialgia

A história do método Pilates.

Joseph Pilates, criador do método Pilates, teve experiências terríveis na infância, tendo doenças como asma, raquitismo e febre reumática. Por isso, ele sempre foi uma criança que se exercitava, afim de melhoras as condições do próprio corpo e não se sentir preso a ele.  Joseph sempre foi visto treinando de calção, pelo fato de possuir raquitismo e consequente deficiência em vitamina D, o que o deixou conhecido por esse estilo de roupa. Em seguida, Joseph Pilates começou a estudar de forma profunda as ciências biológicas do corpo humano, como a anatomia, a fisiologia, a Medicina Tradicional Chinesa (MTC), física e biologia. Ele procurava ciências que mostravam tudo sobre o funcionamento do corpo humano de forma conjunta.  
Em 1912, o jovem Pilates se mudou para a Inglaterra, virou lutador de boxe em Londres e ensinou defesa pessoal para a polícia metropolitana de lá.  Preso por ser alemão na Primeira Guerra Mundial, o jovem Pilates ensinou aos prisioneiros, inclusive os doentes, técnicas do próprio método para se exercitarem enquanto estavam isolados do resto do mundo. Após ser libertado, lançou as técnicas que eram chamadas de Contrologia, referentes ao controle da mente sobre o corpo, nome que depois foi adaptado para Pilates. Em 1967, aos 83 anos, Joseph Pilates morreu por complicações em um incêndio dentro de seu estúdio, mas sua esposa continuou disseminando o método ao resto do mundo.

Mais sobre a fibromialgia!

A fibromialgia é uma doença antiga que perpetuou-se com o tempo. Ela é estudada a 100 anos, antigamente sendo usado o termo “fibrosite”. Porém, o termo foi abandonado haja visto que a terminação “ite” refere-se diretamente a uma inflamação, coisa que não ocorre na fibromialgia.

A partir daí, os critérios de diagnóstico da fibromialgia mudaram, aumentando o número de portadores dessa doença pelo mundo. A cada 10 pacientes que possuem a fibromialgia, 9 são mulheres na faixa etária entre os 30 a 50 anos de idade.

A fibromialgia é uma síndrome clínica que, diariamente, relembra ao portador que está lá. As crises de dores neuromusculares são diárias, afetando diretamente o corpo no formato funcional, pelo fato de que as dores envolvem músculos, ligamentos e até mesmo os tendões. Isso acontece devido a disfunções neurológicas envolvendo o SNC, ou sistema nervoso central.

Em relação aos movimentos funcionais, a fibromialgia pode ser extremamente prejudicial pois o paciente pode vir a apresentar um déficit de locomoção, equilíbrio e pode atrapalhar até mesmo na limitação da amplitude do movimento articular.

Essa síndrome deteriora significativamente a qualidade de vida dos seus portadores, pelo fato de que, além de ser um importante problema de saúde, acaba se tornando um problema sócio econômico, haja visto que os tratamentos e terapias para essa doença podem sair caro.

Sobre o reumatismo, as pessoas pensam que fibromialgia também pode ter haver com as articulações, mas, na verdade, o caso desta é um reumatismo que afeta as partes moles, ou, pelo termo técnico, “reumatismo de partes moles”, o que significa que não afeta as articulações. As doenças reumáticas são, geralmente, de caráter crônico, podendo ser controladas pelo uso de medicações e a prática regular e dedicada de atividades ou exercícios físicos.

O diagnóstico da fibromialgia, como dito anteriormente, pode ser extremamente complicado, haja visto que os exames laboratoriais não apontam o risco dessa doença de forma precisa. Os critérios para o diagnóstico dessa doença são a anamnese e o exame físico, realizado através da digito-pressão de 18 pontos específicos em todo o corpo. Para ser considerado um teste de diagnóstico positivo para a doença, o paciente deve alegar dor em pelo menos 11 desses 18 pontos.

No caso do teste de diagnóstico, muitos pacientes não conseguem distinguir o local da dor de tão intensa, o que não deixa definido se ela é de caráter muscular ou articular, pois referem que não há um lugar específico do corpo que não doa. Isso acontece porque os pacientes com essa doença apresentam uma sensibilidade à dor maior do que pessoas que não a possuam.

No caso de pessoas com a doença, há um desequilíbrio nítido na produção de neurotransmissores do cérebro. Além disso, a redução da serotonina (hormônio responsável direto pela felicidade) e a elevação da substância P do corpo, provoca uma hipersensibilidade a estímulos de dor, causando dor até em estímulos que normalmente não trariam dor. Sendo assim, o paciente acaba por sentir dor com uma intensidade muito maior.

Por isso, os profissionais da Omega4 realizam uma avaliação física ou anamnese com o aluno no início do processo de reabilitação física, também sendo importante requisitar o laudo médico que acaba por confirmar o diagnóstico. Assim, será mais eficiente o treino do instrutor e a evolução do aluno paciente, pois o profissional de Pilates estará preparado para atender as necessidades de cada aluno no quesito da fibromialgia.

O Pilates unido a uma alimentação saudável, e com técnicas de massagem de relaxamento no paciente podem gerar um efeito incrível para amenizar a intensidade das crises de dor do paciente de fibromialgia. Venha para a Omega4 e saiba mais sobre isso!

Pilates no combate a fibromialgia

Na atualidade, muitos pacientes vem ao estúdio da Omega4 com o objetivo de diminuir os sintomas que a fibromialgia causa, interferindo na realização das atividades do dia a dia. Por isso, nós da Omega4 trouxemos mais informações sobre o Pilates no tratamento da fibromialgia, uma síndrome musculoesquelética que vem afetando muitos indivíduos da nossa sociedade.

De forma resumida, a fibromialgia é uma síndrome dolorosa com os sintomas característicos de dor em todo o corpo, cuja intensidade evolui de forma gradativa e dolorosa. As dores são associadas a diversas causas, podendo ser confundida com doenças reumáticas ou não reumáticas, mas uma das grandes características é que a fibromialgia não apresenta quadro inflamatório.

Cerca de 15 milhões de brasileiros, de acordo com os dados da Previdência Social de 2015, tem a qualidade de vida extremamente comprometida devido a doenças reumáticas, formando a segunda maior causa de afastamento do trabalho.

A fibromialgia pode ser associada com a depressão ou outras co morbidades, o que piora e MUITO a qualidade de vida do portador dessa doença, haja visto que as condições psicológicas podem agravar de forma severa a situação do paciente. Elas corroboram com o sofrimento e a piora da capacidade funcional do paciente.

O conjunto dos sintomas da depressão e da fibromialgia podem gerar impactos psicológicos grandes o suficiente para atrapalhar na interação e capacidade funcional e/ou social do indivíduo, podendo prejudicar de forma clara seu desenvolvimento e aproveitamento do tempo de trabalho, levando-o ao afastamento.

O normal é que as pessoas não acreditem em doenças como a fibromialgia, principalmente nas fases (ou crises) de dor, e achem que tudo não passa de fingimento, graças ao fato do paciente se queixar de dor extrema em diversas partes do corpo. Porém, os instrutores de Pilates sabem o quanto os pacientes com essa patologia sofrem, e é o dever destes ajudar o paciente a restaurar suas funções fisiológicas comuns, diminuindo, assim, o impacto dos sintomas.

A partir dos ganhos terapêuticos comuns do Pilates, o paciente pode desfrutar do bem-estar e da qualidade de vida prolongada.

Porém, antes de falar de como o Pilates ajuda na reabilitação física, vamos nos especificar sobre a síndrome clínica para entender melhor o que ela representa. Tudo isso logo abaixo, leia mais!

SOBRE O PILATES OMEGA4

A Omega4 oferece um serviço de Pilates impecável, com unidades nas melhores localidades de São Paulo. Qualquer unidade da Omega4 oferece uma infraestrutura preparada para te oferecer o melhor Pilates de São Paulo!

Saiba mais!
CONTEÚDOS RELACIONADOS
No items found.
Saiba mais sobre

Pilates combatendo a fibromialgia

E receba mais conteúdos relacionados a Pilates!
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Site produzido por Digitalize Now.