Trata-se de um medicamento de origem biológica que foi adquirido da bactéria Clostridium botulinum. Botox, como popularmente conhecido, na verdade tem o nome de toxina botulínica. Sua aplicação é cada vez mais corriqueira e faz bastante sucesso na vida de homens e mulheres que anseiam rejuvenescer e melhorar a sua autoestima com a estética.
Pois a Toxina Botulínica, é o melhor, mais seguro e eficaz procedimento de rejuvenescimento, que defende contra o surgimento de novas linhas de expressão e combate as que já existem, sem precisar recorrer às cirurgias plásticas estéticas – que causam riscos maiores, como a necessidade de anestesias e internação. Ao contrário dos procedimentos cirúrgicos, as sessões de Botox são rápidas, de simples recuperação e não requer o distanciamento de atividades normais na fase do tratamento.
O Botox é um procedimento muito conhecido e indicado no país. A sua aplicação evita que as movimentações muito fortes e regulares causem rugas, provocando uma harmonização, suavidade da expressão e reequilibra um rosto que tem assimetria.
Para garantir um resultado eficaz o profissional da área estética estuda muito bem o rosto de cada paciente, pois a sua aplicação tem que ser feita na quantidade e na área devidamente certas, evitando assim problemas futuros e causando o rejuvenescimento.
O tratamento é feito na intervenção no sistema nervoso impossibilitando que uma mensagem, de contração do músculo seja enviada. O resultado do processo já é visível de 3 a 5 dias depois de sua aplicação. Deve-se ressaltar que a toxina botulínica é preventiva, e quanto mais cedo for a seu início menos fundas e marcantes serão as rugas, evitando o envelhecimento precoce.
Existem muitos mitos sobre a idade que se pode começar a usar o Botox, os médicos dizem, que muito mais importante do que a faixa etária, é saber se o paciente precisa de fato do tratamento. Mulheres novas (em média após os 25 anos) podem ter uma tendência genética à criação de linhas de expressão, com isso podem usar da técnica de forma preventiva. Ao relaxar o músculo facial, a toxina botulínica protege contra o aparecimento de um vinco mais profundo daqui aos próximos anos.
Nesses casos, não existe uma data mínima para procedimentos estéticos. O mais importante é uma recomendação apropriada de um profissional especializado. Por isso, é importantíssimo buscar a profissionais qualificados e clínicas credenciadas e reconhecidas, para sua correta recomendação e utilização.
O Botox é muito mais do que apenas um preenchimento facial. Ele auxilia na saúde dos músculos do rosto. Muitas pessoas buscam esse tratamento para auxiliar contra as rugas e linhas de expressão, em comparação aos cremes, o Botox traz resultados muito mais aparentes. Sua indicação ocorre em vários tipos de casos, como para:
Por isso, a ideia de que o Botox só é utilizado para corrigir rugas é errôneo. De acordo com a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), ele é recomendado também para alterações corporais como, exemplando, estrabismo, blefaroespasmo, distonias, espasticidade e hiperidrose palmar e axilar (suor excessivo), alguns já citados.
Em clínicas de estética renomadas, os profissionais especializados utilizam a substância toxina botulínica, com uma mistura de soro fisiológico, que estica a pele, deixando o rosto com um aspecto rejuvenescido em pouco tempo. Utilizando agulhas bem finas, a substância é injetada em pequenas quantidades no tecido subcutâneo, em pontos específicos dos músculos responsáveis pela movimentação do rosto. Sendo assim, um forte paralisante muscular.
O estímulo elétrico para a contração muscular, por parte do sistema nervoso até o musculo é bloqueada. Dessa forma, a toxina botulínica paralisa a musculatura. Assim, a ação do Botox tem relação com a contração muscular. Devido a isso, a sua recomendação para a diminuição das rugas dinâmicas, conhecidas como rugas de expressão, que surgem quando é contraído os músculos (testa, pés de galinha e entre as sobrancelhas). Esse bloqueio é transitório e normalmente dura em torno de uns 6 meses, causando a ação muscular aos poucos e com ela as rugas e linhas de expressão.
Quando muito bem aplicado e recomendado, o Botox proporcionará um resultado natural, com a diminuição das rugas de expressão, causando um aspecto rejuvenescido ao paciente. A toxina botulínica não é aplicada nas maças da face, nem no bigode chinês (locais de preenchimentos ou bioplastia). Assim sendo, não é a causa pelos temidos resultados exagerados de certas injeções, que levam ao aspecto de “cara inchada e artificial”.
Uma sessão pode durar em média, uns 30 minutos. O seu efeito começa após 48 horas da aplicação, alcançando o seu resultado máximo em até 15 dias. Após as sessões, não é necessário se preocupar com manchas ou inchaços. Para a grande maioria dos pacientes sua aplicação não causa sinais na face.
A recuperação é rápida imediata. É recomendado não abaixar a cabeça, não deitar ou massagear a área e nem viajar de avião nas 4 horas após a aplicação, e praticar atividades físicas apenas depois de 2 dias.
A aplicação da toxina botulínica reduz bastante as rugas e linhas de expressão, nas regiões como testa, entre as sobrancelhas e os “pés de galinha”, que incomodam tanto. No preenchimento desses espaços que proporcionam marcas na pele, a elasticidade dá ao rosto uma nova expressão jovial. Como é normal, nas fotos de antes e depois dos pacientes nas sessões causarem muitas surpresas. Esse também é um dos motivos que esse procedimento é altamente reconhecido e que conquista homens e mulheres que anseiam o rejuvenescimento facial.
Além do mais, trata as linhas de expressão e as rugas, o Botox tem uma ação preventiva dessas marcas. Se a pessoa faz muitos movimentos faciais (mimica facial a se comunicar), o relaxamento temporário dos músculos faciais causado pela ação da toxina botulínica proporciona a diminuição da movimentação muscular e, consequentemente, finda-se o costume de contrair partes da face responsáveis pelas rugas de expressão.
Muitos pacientes também relatam seus benefícios terapêuticos, em casos de enxaquecas agudas. Saindo do consultório com o rosto esticado e sem dores de cabeça. O Botox auxilia a melhorar esse incomodo, sendo uma função eficaz. A utilização dessa toxina ameniza esses males. O Botox ajuda a tratar as cefaleias envolvidas com o estado de sobrecarga e tensão, seu uso nesses casos, traz melhores resultados do que o uso medicamentos via oral e ainda prolonga o distanciamento entre uma crise ou outra.
Cerca de 80% dos pacientes que tem essas crises relatam melhora com o uso do Botox, uma redução na intensidade e quantidade das dores. Não é incrível, além de melhorar a estética facial proporcionando o rejuvenescimento e preenchimento do rosto, além de tratar as linhas de expressão, ainda combate as dores de cabeça?
Outra indicação, como citada, é para tratar o suor excessivo, contendo a hiperidrose nas axilas, nos pés, mãos e virilha. A melhora é perceptível e tem duração de um período bem prolongado, em média de 5 a 6 meses.