Shiatsu é uma técnica, originada nas sociedades antigas (como a egípcia, mesopotâmica, chinesa e até mesmo a indiana, e aprimorada da forma que conhecemos hoje no Japão.
Essa técnica envolve a maestria do terapeuta com os dedos, sendo a principal parte do corpo humano usada em quem aplica a técnica. Em quem recebe a técnica, os campos focados são os mesmos da acupuntura, os chamados “pontos energéticos”.
O que o shiatsu faz é justamente reestabelecer o equilíbrio entre estes pontos energéticos, realizando a pressão com os dedos ou até mesmo com as palmas das mãos, cotovelos e joelhos.
No nosso corpo, existem pontos de carência energética (kyo) e de acúmulo energético (jitsu), e o equilíbrio entre esses pontos é fundamental para que tenhamos a sensação de bem-estar e equilíbrio no organismo.
Apesar de parecer uma simples massagem de relaxamento, o shiatsu é muito mais do que isso. Ele analisa os pontos principais da rotina do paciente, como alimentação, duração de sono, estilo de vida, para proporcionar um atendimento que seja adequado para o paciente em específico.
Confira também: Massagem Terapêutica
A prática do shiatsu é milenar, tendo sua origem a mais de 2000 anos atrás. Essa arte terapêutica se originou no Japão, apesar de ter suas raízes na Medicina Tradicional Chinesa.
Esse tipo de cura é mencionado pelos mesopotâmicos, egípcios, japoneses, chineses e indianos nos mais antigos escritos existentes hoje no mundo.
Em todo esse tempo, os mais antigos sacerdotes taoístas praticavam uma forma de manipulação corporal e de meditação para harmonizar a energia vital “chi”.
Tempos depois, esse conhecimento (espalhado pela Medicina Tradicional Chinesa) foi levado para o Japão por meio de diferentes práticas, como o Do-In (automassagem com os dedos, de forma similar a técnica do shiatsu), a acupuntura e a moxabustão (espécie de acupuntura térmica).
E foi apenas no século XII que o shiatsu surgiu no Japão de forma efetiva, com as técnicas de massagem corporal chinesas Anma, que tem a característica de utilizar a fricção e pressão afim de aliviar a tensão do corpo.
Já o shiatsu que conhecemos hoje foi desenvolvido pelo japonês Tokujiro Namikoshi que, com apenas 7 anos de idade, utilizou as técnicas de compressão e fricção para tratar a artrite que a mãe sofria, seguindo suas intuições e conhecimentos.
E, a partir dos bons resultados desenvolvidos por Tokujiro, ele desenvolveu sua própria técnica e inaugurou, em 1925, a primeira clínica de tratamento com o método, o Instituto de Terapia Shiatsu, localizada em Hokkaido.
Em 1940, Namikoshi abriu a primeira escola de aprendizado desta técnica, que ficou posteriormente conhecido como Escola Técnica de Shiatsu do Japão, na cidade de Otaiya.