Muitas vezes confundido com pedicure, o podólogo é um profissional da saúde que cuida dos pés das pessoas. Ele trata de problemas específicos que uma simples visita à manicure ou ao pedicure não resolve, como unhas encravadas, calosidades, males e incômodos que afetam a saúde dos pés.
Enquanto um pedicure é especialista na aparência, embelezamento e higienização dos pés, o podólogo tem o conhecimento, técnica e instrumentos necessários para atender a situações mais graves, como unha encravada, infecções, doenças de pele, rachaduras e outros tipos de problemas.
É comum, entretanto, que um profissional de manicure e pedicure se especialize em Podologia.
O podólogo irá diagnosticar, prevenir, investigar, estudar e tratar as patologias dos pés, além de aconselhar os pacientes sobre cuidados necessários, como o tipo de calçado a ser usado, a forma correta de cortar as unhas e os cremes, as pomadas e os medicamentos mais adequados de acordo com o que cada pessoa precisa.
Especialmente para diabéticos ou pessoas com má circulação, é muito fácil pegar uma infecção que vai até o osso. Um podologista é treinado para tratar feridas e, se necessário, delegar a um centro de tratamento de feridas.
Os podólogos têm um conhecimento de biomecânica para determinar o estado de suporte de peso adequado. Além disso, eles também podem tratar infecções com antibióticos ou cirurgia urgente ou emergente, se necessário.
2. Um podologista é um médico. Para sapatos ou inserções, é importante consultar alguém com diploma. A terapia ortopédica, como óculos ou aparelhos, é uma ciência complicada. Somente um podologista tem a profundidade de treinamento para prescrever o tratamento e o dispositivo adequados para o seu problema de pé.
3. Um podólogo pode administrar medicação e encomendar testes. Para pacientes com uma lesão, é importante consultar um podologista para estabelecer um diagnóstico definitivo de qual estrutura está lesionada e qual a gravidade da lesão.
Movimento ou exercício inadequado quando a imobilização é necessária pode piorar a condição. Um podiatra compreende a anatomia e o que é necessário para curar a estrutura.
Eles podem pedir exames como ressonâncias magnéticas, TC's para estabelecer um diagnóstico, dar medicamentos conforme necessário para a dor, imobilizar a estrutura ou realizar cirurgias, se necessário. Eles também podem dirigir um fisioterapeuta se este tratamento for necessário.
4. Um podologista é um especialista. Um problema no pé ou tornozelo é melhor tratado por um especialista na área, um podologista. Eles têm a educação e treinamento mais específicos para o pé e tornozelo e passam pelo mais rigoroso e abrangente processo de certificação de qualquer especialista.
Eles são membros colaboradores de equipes multidisciplinares de atendimento ao paciente e inovadores em protocolos de tratamento e procedimentos cirúrgicos. É importante pedir para ver um podologista mais cedo ou mais tarde, especialmente se a condição persistir.
5. Um podiatra trata exclusivamente os pés. Um podiatra é indicado para avaliar para tratamento de todas as condições do pé e tornozelo, incluindo fraturas ou cirurgias no pé ou tornozelo. Outros tipos de especialistas podem realizar cirurgias em todo o corpo em músculos, ossos e articulações - ombros, quadris, joelhos, etc.
Somente um cirurgião podiátrico de pé e tornozelo é especializado para realizar cirurgias exclusivas de pé ou tornozelo - nos músculos, ossos e articulações, mas também nas estruturas da pele, nervos, etc. Eles também podem realizar tratamentos não cirúrgicos, se isso for melhor indicado.
6. Um podologista pode tratar condições urgentes do pé. Muitas vezes, no departamento de emergência, um podologista é chamado para um problema de pé e tornozelo.
Para condições urgentes envolvendo o pé e o tornozelo durante o horário comercial, quando um podologista está disponível em seu consultório, pode ser mais eficiente ser visto por um especialista de imediato.
7. Um podologista é sua escolha para os cuidados médicos e cirúrgicos com o pé e o tornozelo. As pessoas sabem melhor o que fazem ao máximo. Um artista sabe de arte; um ginasta sabe de ginástica; um vendedor de aparelhos sabe de eletrodomésticos.
Podiatras frequentam a faculdade de medicina e residência para serem médicos e cirurgiões do pé e do tornozelo. Suas práticas são dedicadas a esta importante parte do corpo, para tratá-la da melhor e mais integradora maneira possível com base na ciência médica.
Aqui na Omega4, localizada no bairro Moema, em São Paulo, nós realizamos todos esses serviços com maestria e segurança. Além disso, nosso podologista pode dar conselhos sobre os cuidados diários com os pés.
Conselhos estes que podem dizer respeito à escolha de produtos de cuidado e seleção de tratamentos, que são necessários para a saúde dos pés, e que podem ser realizados de forma independente.
Nós diagnosticamos o problema, propomos e realizamos o tratamento. Aconselhamos quais tratamentos devem ser realizados e quais cosméticos devem ser usados. Ao contrário das aparências, a podologia é uma disciplina, cujo conselho pode e deve ser seguido pela grande maioria das pessoas.
Se você é um paciente com um problema no pé ou tornozelo, ligue hoje para Omega4 em São Paulo, no bairro Moema e marque já seu horário conosco. Possuímos profissionais especializados e que realizam tratamentos com segurança. Nós realizamos inúmeros serviços de podologia! Marque já seu horário!