Feita e desenvolvida especialmente para quem faz atividades físicas frequentes, é imprescindível que o esportista conheça esse tipo de massagem, pois ela pode melhorar de forma considerável seus rendimentos.
Se você já sentiu algum tipo de dor após um treino, uma corrida ou até mesmo uma competição, saiba que a massagem desportiva na Omega4 é a técnica mais indicada para você, para sua preparação e alívio de dores, pois ela pode melhorar a circulação sanguínea, além de ajudar a eliminar as toxinas existentes na estrutura muscular, que danificam e reduzem a capacidade produtiva do músculo.
Essa técnica é indicada tanto para amadores quanto para profissionais no esporte, e pode ser feita nos períodos pré e pós competição.
Essa é uma técnica de massagem que age nas dores do atleta, mas é principalmente indicada não somente quando se tem lesão e sim, principalmente, ao contrário.
Ou seja, ela deve ser utilizada, majoritariamente, para prevenir as lesões musculares que podem prejudicar os rendimentos e o tempo de treino do atleta.
A massagem desportiva pode ser feita entre os dias de treinamento ou de forma intercalada com os dias de treinamento.
Após a competição, a técnica desportiva serve para relaxar as estruturas musculares, sobrecarregadas durante o processo e etapas da competição.
Atualmente, ela se torna uma ótima forma, e importante aliada, para tratar tensões musculares nos atletas, e pode ser utilizada de forma regular para ajudar a prevenir lesões por esgotamento muscular, como dito anteriormente.
A parte da frequência de sessões da massagem desportiva é extremamente importante, pois sem ela, o corpo não é capaz de receber os benefícios integrais desse tipo de massagem.
Segundo Marcelo Quaranta de Vasconcelos Pena, tutor de diversos cursos sobre massagem desportiva em atletas, “Os principais sintomas apresentados por atletas que se submetem a intensos esforços físicos são as dores musculares, dores nas articulações, inflamações dos tendões e da cavidade anatômica.
Outras indicações podem incluir o controle da ansiedade e da dificuldade em dormir, causadas pela tensão física e o mal-estar. Quando o sistema musculoesquelético está sobrecarregado, o desportista fica vulnerável ao traumatismo.
Enquanto se segue um programa de treino aparentemente normal, por exemplo, ele pode sofrer uma lesão aguda, como uma distensão muscular, deslocações das articulações e fraturas, pelo esforço violento".
Conheça também: Técnicas do Shiatsu
A massagem desportiva apresenta diversos benefícios, podemos destacar alguns:
Pode-se dizer que a massagem desportiva teve suas técnicas primordiais relatadas na Odisséia, de Homero (século 8 a.C), onde foram, pela primeira vez na história, relatadas técnicas de massagem sendo utilizadas de forma conjunta às atividades atléticas.
Heródoto, no século 5 a.C, e Hipócrates, pai da medicina que viveu também no século 5 a.C, escreveram sobre massagens administradas com o objetivo de preparar alguns competidores para intensas provas de força.
De acordo com a história, as definições constantes nos manuais de massagem antigos têm se referido aos movimentos reparadores, à cura e à estimulação mecânica dos tecidos mediante a aplicação de certa pressão e até mesmo alongamento.
A massagem desportiva, por vezes chamada até mesmo de “apoterapia”, foi revivida das origens gregas com seus ginastas, pugilistas e outros do mesmo seguimento de esportes no século XX, tendo o valor muito confirmado por numerosos pesquisadores e sendo, cada vez mais, reconhecida como uma importante técnica de massagem, à medida que um número cada vez maior e mais abrangente de pessoas de todas as idades se envolve na prática dos exercícios físicos, esportes e até mesmo em treinamentos de aptidão.
Saiba mais: Massagem Terapêutica
A massagem desportiva é desaconselhada em diversas situações, quando o prejuízo se sobrepõe ao benefício. Por isso, as pessoas devem evitar a massagem quando se verificarem os seguintes casos:
Saiba mais: Shiatsu
Os profissionais da Omega4 Estúdio do Corpo, localizada entre os bairros Paraíso e Jardins, estudaram os padrões que, segundo a ARCHER (2008), devem ser seguidos ao aplicar uma massagem desportiva, sendo eles:
Portanto, apesar da alta tecnologia utilizada hoje, para que todos os tipos de atleta obtenham melhor desempenho, a massoterapia vem sendo utilizada e considerada fundamental.