Shiatsu é uma técnica, originada nas sociedades antigas (como a egípcia, mesopotâmica, chinesa e até mesmo a indiana, e aprimorada da forma que conhecemos hoje no Japão.
Essa técnica envolve a maestria do terapeuta com os dedos, sendo a principal parte do corpo humano usada em quem aplica a técnica. Em quem recebe a técnica, os campos focados são os mesmos da acupuntura, os chamados “pontos energéticos”.
O que o shiatsu faz é justamente reestabelecer o equilíbrio entre estes pontos energéticos, realizando a pressão com os dedos ou até mesmo com as palmas das mãos, cotovelos e joelhos.
No nosso corpo, existem pontos de carência energética (kyo) e de acúmulo energético (jitsu), e o equilíbrio entre esses pontos é fundamental para que tenhamos a sensação de bem-estar e equilíbrio no organismo.
Apesar de parecer uma simples massagem de relaxamento, o shiatsu é muito mais do que isso. Ele analisa os pontos principais da rotina do paciente, como alimentação, duração de sono, estilo de vida, para proporcionar um atendimento que seja adequado para o paciente em específico.
Cada ponto do Shiatsu que integra os meridianos é como um acesso que se possui para tratar os meridianos e chegar a sua energia de maneira mais fácil. Esses pontos são mais propensos a serem estimulados pela pressão da massagem do Shiatsu e permitem que a massagem tenha a eficácia desejada sobre cada problema que se apresente.
A acupressão, técnica utilizada para gerar pressão física em um único ponto específico, é uma técnica derivada da acupuntura. Alguns pontos do nosso corpo podem ser considerados pontos chave para diluição de dores, cura de doenças e principalmente disfunções. E, sobre a saúde mental, os pontos do Shiatsu podem dispersar as "nuvens negras emocionais" que muitas vezes escurecem os horizontes.
Aqui, iremos citar 6 dos principais pontos em que são aplicados a acupressão para melhoria do bem estar do paciente. Entre eles: