Se você sofre com alguma patologia relacionada a coluna vertebral, joelhos ou qualquer outra parte do corpo, ou simplesmente está se sentindo sedentária e encurtada, saiba que o método Pilates pode ser seu principal remédio e aliado para aliviar tais problemas.
O método Pilates é considerado um tratamento conservador e não invasivo capaz de reduzir os números de remédios ingeridos por determinadas pessoas, principalmente os remédios indicados para alivio de quadros de dores agudas e crônicas.
Nesse post iremos abordar o Pilates como forma de remédio para todas as idades, dando ênfase em seus benefícios e mostrando como o mesmo pode substituir os remédios.
Certamente você já ouviu algo relacionado ao Pilates. Muitas pessoas o associam com a coluna vertebral e com a postura e não estão erradas por fazer tal associação. Porém, o que muita gente não sabe, é que o Pilates vai muito além disso.
Ele é capaz de promover muitos benefícios para o corpo humano, com ganhos em diferentes áreas como física, emocional e psicológica.
O método em si foi criado na primeira guerra mundial (1912) por um alemão chamado Joseph Pilates, que sempre havia sido uma criança doente, raquítica e asmática.
Preocupado com sua saúde e estrutura física, começou a estudar e a treinar até conseguir um corpo escultural e definido e começar a trabalhar como modelo anatômico.
Quando adolescente foi para a Inglaterra continuar a treinar suas artes e então surgiu a primeira guerra mundial e Joseph foi visto como inimigo, sendo lançado em um campo de concentração.
Apesar de triste, essa passagem na vida de Joseph foi crucial para o desenvolvimento de seu método, pois ele começou a treinar seus colegas de confinamento com seus exercícios e técnicas a fim de torna-los fortes e resistentes, o que se mostrou eficaz pois os mesmos não foram acometidos pela gripe que assolou o mundo na época.
Depois disso, Joseph começou a tratar os sodados da guerra, utilizando das molas das camas para reabilitá-los antes mesmo que pudessem ficar de pé.
O método Pilates é conhecido por todo o planeta hoje em dia e são raros os locais onde não exista pela menos um estúdio de Pilates.
Atualmente, o método Pilates é considerado cientificamente como um remédio para todas as idades e patologias, pois com ele é possível tratar diversas disfunções físicas assim como melhorar aspectos relacionados ao psicológico e emocional.
Diante de tantas informações podemos dizer que o Pilates atua como um remédio para todos aqueles que o praticam, pois consegue beneficiar todo seu público, sem exceção.
Você provavelmente deve estar se perguntando como um único método pode ser o remédio para tantos males e tantas pessoas diferentes, pois saiba que a resposta é mais simples do que você imagina.
Por ser um método completo, ele trabalha o corpo como um todo, logo, se você tem algum problema em alguma parte do corpo, ela será trabalhada com o método Pilates. Porém, como sabemos, com o trabalho do corpo como um todo, você terá ganhos na região especifica que deseja e manterá a forma nas regiões saudáveis.
Outro ponto importante relacionado ao fato de o Pilates ser considerado um remédio para o ser humano, é o fato dele conseguir reduzir o número de medicamentos que determinada pessoa toma no dia.
Mas como isso é possível? A resposta é simples, com os inúmeros benefícios que o método proporciona, o corpo se mantém constantemente saudável e com isso você não precisa tomar tantos remédios para dores por exemplo, pois atualmente a venda de remédios para dores musculares é a que mais tem crescido no mercado.
Com a prática constante de exercícios, você prepara seus músculos e eles se tornam mais eficientes em desempenhar suas funções, diante disso, você pode reduzir medicamentos como o remédio para controle de pressão arterial por exemplo.
Isso porque, além dos músculos periféricos, você acaba por fortalecer o musculo cardíaco, ou seja, seu coração se torna mais forte e eficiente em cumprir sua missão: bombear sangue e levar oxigênio para as demais partes do corpo.
O Pilates proporciona muitos benefícios para seus praticantes independentemente da idade de quem o pratica, sendo criança, jovem, adulto ou idoso, irá se beneficiar dos ganhos do método. A seguir abordaremos os mais comuns dentre tantos existentes:
Diante de tantas informações podemos concluir que o Pilates apresenta muitas vantagens e quase nada de desvantagens, ou seja, seu custo-benefício vale muito a pena.
Pensando dessa forma, podemos dizer que compensa investir no método, pois ele, a longo prazo, será visto como uma economia ao pesar os gastos que você teria se tivesse tomando remédio por tantos anos.
Sendo assim, quando pensamos que podemos reduzir os números de remédios ingeridos, devemos investir no método Pilates, pois é um método conservador onde o praticante só tem a ganhar, independente da sua condição de saúde.
Logo, podemos concluir que o método Pilates pode sim ser considerado um remédio para todas as idades, pois ajuda a melhorar a qualidade de vida de milhares de pessoas em todo o mundo.