Que tal agora sabermos tudo sobre a drenagem linfática? Então vamos lá:
A drenagem linfática é uma técnica de massagem que estimula o sistema linfático (rede de vasos que levam os fluidos pelo corpo) e deve ser realizada devagar e em movimentos circulares para eliminar o excesso de líquido.
Alguns dos benefícios da drenagem linfática são: eliminar o excesso de líquidos, melhorar a circulação sanguínea e também é indicada para reduzir as celulites e a gordura localizada.
O sistema linfático é um sistema importante para o corpo humano, ficando atrás apenas da circulação venosa e arterial. E a linfa é o líquido que circula através desse conjunto de vasos linfáticos.
A linfa é recolhida pelos vasos linfáticos depois de realizar trocas metabólicas com o sangue, e assim, retornam aos gânglios linfáticos.
Os chamados gânglios linfáticos estão espalhados por todo o corpo, eles são parte indispensável do sistema imunológico. E para quem não sabe, a linfa é filtrada pelo gânglios linfáticos.
A drenagem linfática serve para ajudar a eliminar o excesso de líquidos e para eliminar toxinas acumuladas entre as células. Ou melhor, a drenagem linfática serve para ajudar a reduzir a retenção de liquido acumulado entre as células, e com isso eliminar as toxinas, do organismo; causando bem estar.
A drenagem linfática manual é indicada para diminuir a retenção de líquido e gordura acumulada entre as células, isso causar a melhora da circulação sanguínea nos vasos linfáticos, diminuindo o inchaço e a quantidade da celulite e gordura localizada.
A drenagem linfática é uma técnica de massagem que quando bem aplicada, melhora todo o sistema circulatório, atuando também na redução de gordura. Os benefícios da drenagem linfática são inúmeros e inclui o aumento do metabolismo e o sentimento de bem estar.
Mas, preste atenção nessa informação:
Mesmo servindo para tudo isso que já falamos, não se iluda com tantos benefícios.
È verdade que a drenagem linfática reduz a retenção de líquido e elimina as toxinas por meio da corrente sanguínea, trabalhando de maneira positiva na rede de vasos sanguíneos, melhora a circulação sanguínea, auxiliando o sistema circulatório que influência na eliminação da celulite e gordura localizada.
Mas, quando se trata de perda de medidas e eliminação de gordura localizada a massagem deve ser feita em conjunto com outros métodos, por exemplo: Alimentação balanceada e atividade física.
Entre outras coisas, os benefícios da drenagem linfática inclum, que ela serve para auxiliar no contorno do corpo e na redução de medidas, pois quando a drenagem linfática manual é aplicada, os líquidos acumulados são eliminados e o corpo desincha.
No entanto, queremos acrescentar que a função da drenagem linfática é auxiliar no processo de estetica corporal, mas ela não serve para emagrecer. Para emagrecer faça atividade física e mantenha uma boa alimentação: hábitos saudáveis.
Ou seja, como tratamentos estéticos ela deve ser feita e em conjunto com uma rotina saudável.
Combinações para intensificar os resultados do tratamento:
A drenagem linfática manual deve ser feita com movimentos precisos sobre a região a ser trabalhada, e deve ser realizada com pressão em braceletes.
Os movimentos da massagem de drenagem linfática são diferentes para cada região corporal. Ou seja, existe uma técnica de massagem diferente para cada região e objetivo.
E, diferente de vários outros tratamentos estéticos a drenagem linfática pode e deve ser realizada também no rosto. A região do rosto e pescoço também apresentam excesso de líquido e a função da drenagem linfática é retirar esse excesso de líquido, lembra?
A drenagem linfática pode ser feita de forma manual e também com aparelhos e um método é tão eficiente quanto o outro.
A drenagem linfática pode ser feita para auxiliar no tratamento pós cirurgia plástica, e/ou para que a cirurgia plástica seja evitada, já que muitas vezes a drenagem melhora os contornos corporais e diminui as medidas.
A cirurgia plástica é um tratamento considerado invasivo e só é recomendada quando os tratamentos não invasivos não resolvem. Contudo, quando a cirurgia plástica é necessária, a técnica de massagem para retirada de excesso de líquido é indicada para tratar a região pós-operada.
A drenagem linfática não é indicada em casos de infecção, pois as células infecciosas podem cair na corrente sanguínea. Pessoas com insuficiência cardíaca, trombose e hipertensão também não devem realizar o tratamento.
Pessoas que façam tratamento de quimioterapia também são indicadas para esse tratamento, pois resíduos tumorais de células cancerígenas podem ser captados e espalhados pela corrente sanguínea.
Não é necessária prescrição médica para fazer drenagem linfática, mas é recomendado que haja um aval médico.
Geralmente a gestante é indicada para fazer drenagem linfática, por sofrerem com o acúmulo de líquido nesse período.
A drenagem linfática é uma técnica que não deixa hematomas. E fazer drenagem linfática é também cooperar com as atividades anti inflamatórias do organismo. Digamos que dá para considerar a drenagem linfática uma técnica “anti inflamatória”.
A drenagem linfática pode potencializar a eliminação das toxinas do organismo e muitas vezes é indicada por médicos para essa finalidade.
Nós oferecemos tratamentos como a drenagem linfática, mas, como foi possível perceber, nosso objetivo não é somente vender tratamentos estéticos, queremos que nossos pacientes entendam tudo sobre os tratamentos e os procedimentos que oferecemos, e que tenham conhecimento suficiente para se sentirem seguros conosco.
Por isso, nesse artigo estamos apresentando tudo sobre a drenagem linfática.
E para terminar, queremos apresentar o antes e depois da drenagem linfática.