Escolher praticar o método Pilates é sempre uma dúvida muito grande para as pessoas, pois a maioria da sociedade acha que as aulas de Pilates são muito caras.
Porém, essas pessoas esquecem os inúmeros benefícios que o método proporciona, o que faz com que o investimento valha a pena.
Nesse artigo iremos abordar os prós e os contras do custo x benefício de se praticar o Pilates, ou seja, você saberá se vale ou não a pena investir seu dinheiro nesse tipo de atividade física.
O Pilates é um método que possui vários tipos de exercícios físicos focados em integrar o corpo, a mente e o espírito. São exercícios fundamentados e baseados em seis princípios essenciais: a respiração, a concentração, a precisão, a centralização, a fluidez e o controle.
Quando associamos esses princípios podemos executar movimentos bonitos e perfeitos, com o mínimo de compensações possíveis e o mínimo de sobrecarga tanto articular como muscular.
O método Pilates surgiu em meados do ano de 1912 por um alemão chamado Joseph Pilates. Quando ele era uma criança, era muito magro e com problemas respiratórios como asma. Diante disso, resolveu entender melhor o corpo humano e como ele funcionava para então melhorar seu porte físico e condição de saúde.
Começou a estudar, criar e praticar exercícios próprios, até se tornar uma criança de 14 anos de musculatura tão definida que posava como modelo anatômico.
Joseph foi para Inglaterra e nesse momento eclodiu a primeira guerra mundial, sendo assim, Joseph Pilates foi confinado em um campo de concentração por ser alemão em terras inimigas.
No campo de concentração, Joseph começou a treinar seus colegas de confinamento a fim de deixá-los resistentes às condições da prisão. Ao surgir a influenza em 1918, nem Joseph nem seus colegas morreram.
Com isso, viram que seus exercícios eram eficazes e Joseph começou a trabalhar nos hospitais dos confinamentos a fim de tratar os soldados feridos e mutilados da batalha.
O grande diferencial de seu tratamento, é que Joseph colocava os soldados para se exercitarem e se movimentar quando eles ainda estavam acamados. Joseph proporcionava resistência aos movimentos através das molas que sustentavam as macas hospitalares.
Quando foi liberado da prisão, abriu seu primeiro estúdio de Pilates em Nova York junto com sua esposa Clara, a qual conheceu em um navio.
Nesse estúdio Joseph já tinha aprimorado seus conhecimentos e atendia pessoas de diversos segmentos profissionais como: atletas, bailarinos, ginastas, artistas e outros.
O método Pilates tem muitos benefícios, e sempre terá benefícios que irão surgir ao longo dos anos pois as necessidades humanas estão em constante mudança.
Provavelmente você deve estar se perguntando quanto irá lhe custar desfrutar de todos esses benefícios e com certeza você já deve ter ouvido comentários de que seria muito caro.
Porém, devemos pesar na balança as vantagens e desvantagens do método antes de decidirmos se o método é caro ou não.
Certamente você terá custos mensais, pois normalmente as aulas são cobradas dessa forma, mas ainda existem locais que cobram por aula ou até mesmo de forma trimestral ou semestral.
No Brasil, existem divergências entre os valores das aulas e/ ou mensalidades, pois em cada região existe um padrão de valores.
Outro fator que pode afetar os valores das aulas e mensalidades das aulas de Pilates são a forma como as aulas serão ministradas, ou seja, aulas em grupo são geralmente mais baratas que as aulas individuais.
Vale lembrar que esses valores são uma média e que existem variações dependendo da região do país que você está.
Alguns estados e/ ou cidades podem variar tanto para baixo quanto para cima baseados nessa tabela de valores.
Às vezes você poderá encontrar diferenças de valores até mesmo na mesma cidade, pois fatores como bairros e perfis do público que frequentam o local podem influenciar muito nos valores das aulas.
Não existem muitas desvantagens em relação ao método Pilates, mas a que a maioria da sociedade reclama e com certeza sobre os valores.
Porém, ao se fazer um estudo detalhado sobre o assunto, podemos notar que o investimento feito nas aulas de Pilates será algo a longo prazo, ou seja, você irá ver os resultados após certo tempo de prática do método.
Diante de tantas informações podemos dizer que o custo x benefício do método Pilates vale muito a pena, pois as pessoas que o praticam só têm a ganhar.
Ao lembrarmos que ao praticar atividade física podemos reduzir o número de medicamentos ingeridos por uma pessoa, já podemos afirmar que o investimento é algo vantajoso.
Podemos concluir que o método Pilates é algo muito vantajoso para quem o pratica. Com isso, o investimento é com certeza algo bom a ser feito, pois seus benefícios são muito grandes.
Apesar de parecer ser um investimento alto, ao colocarmos tudo em jogo, podemos observar que os resultados são bons e permanentes, basta que você crie uma espécie de rotina de exercícios.