As crianças de hoje em dia têm apresentado cada vez mais problemas de saúde relacionados com a postura e o desenvolvimento neuropsicomotor. Isso se deve, na maioria das vezes, pelo fato de as crianças não gostarem mais de atividades que tenham muito gasto energético como correr e pular.
Hoje em dia, as crianças preferem passar suas tardes sentadas em um sofá em frente à TV ou mexendo em seus smartphones. Com isso, as crianças estão cada vez mais sedentárias e com mais problemas relacionados à sua postura.
Diante disso, os pais estão procurando desde cedo por alternativas de atividades físicas para colocarem seus filhos, a fim de melhorarem questões como essas ou até mesmo preveni-las.
O método Pilates é um grande aliado desses pais, pois consegue trabalhar toda a desenvoltura da criança de forma lúdica e divertida. Sendo assim, nesse artigo iremos abordar a importância do método Pilates para as crianças assim com todos os benefícios que seu pequeno pode ter ao praticá-lo periodicamente.
O método Pilates foi criado por um alemão chamado Joseph Pilates em meados de 1912, quando surgiu a primeira guerra mundial.
Joseph começou a treinar e estudar seus exercícios por ser uma criança raquítica e muito asmática, sendo considerado uma criança muito frágil.
Se dedicou aos estudos e treinos e, com 14 anos, era um exímio modelo anatômico, tamanha era sua definição muscular.
Foi para Inglaterra e lá foi preso em um campo de concentração por ser alemão, sendo que em seu confinamento, começou a treinar seus colegas a fim de torná-los resistentes às condições da prisão.
Ao ver que seus exercícios tinham bons resultados no condicionamento dos confinados, Joseph começou a trabalhar como enfermeiro dos campos, tratando os soldados feridos na guerra com o auxílio das macas e molas presentes na área hospitalar.
Os exercícios do método são baseados em várias técnicas diferentes como artes marciais, ginástica, boxe, ioga, dança e outros. Sendo assim, possuem seis princípios fundamentais que se mantêm ativos até o presente momento: respiração, fluidez, concentração, precisão, centralização e controle.
Todos os exercícios devem ser executados colocando os seis princípios em prática, a fim de que os movimentos realizados sejam bem executados e perfeitos, gerando um perfeito equilíbrio entre corpo, mente e espírito.
Como pudemos observar, inicialmente o método Pilates não foi criado para crianças e sim para os adultos que desejavam manter boa forma e condicionamento físico.
Porém, com o passar dos anos, mais e mais pessoas foram se adaptando ao método e hoje em dia, todas as pessoas, independente do gênero, profissão, idade ou condição de saúde, podem praticar os exercícios propostos pelo método.
A prática do método para as crianças surgiu em 2006, quando alguns fisioterapeutas e educadores físicos perceberam as queixas de dores nas costas das crianças de uma escola relacionadas com o carregamento de peso excessivo em suas mochilas.
Com isso, esses profissionais decidiram implementar o método Pilates nas escolas e viram grandes benefícios e melhorias nas crianças que começaram a praticá-lo.
Desde então surgiram cursos de Pilates Kids e hoje em dia o método é difundido em todo o mundo.
O método Pilates apresenta muitos benefícios para qualquer pessoa que o pratique, e com as crianças não é diferente.
Todas as crianças que praticam o método, independente de terem alguma condição patológica ou não, desfrutam de vários benefícios do método. Dentre os principais benefícios citaremos os mais comuns a seguir:
Não existem contraindicações para a prática do método Pilates, ou seja, todas as crianças podem fazer os exercícios propostos pelo método, inclusive crianças com alguma condição patológica como transtorno do espectro autista (TEA).
A única orientação existente para as crianças praticarem o método é a idade, que deve ser superior a 4 anos de idade, pois a partir dessa idade a criança já consegue compreender os comandos verbais, logo, as aulas se tornam mais dinâmicas e lúdicas.
Geralmente, os aparelhos tradicionais do método Pilates não são usados nas aulas com as crianças, pois são muito complexos (mas isso não impede que o profissional opte por utilizá-los).
Normalmente, são utilizados acessórios e os exercícios são realizados ao estilo Pilates solo. Alguns dos acessórios mais usados nas aulas de Pilates Kids são: bolas (de diferentes tamanhos e formatos), bosu, faixas elásticas, cones e bastões coloridos, brinquedos com diferentes funções como é o caso dos brinquedos de encaixe, magic circle, discos e pranchas proprioceptivas e outros.
Assim como as aulas de Pilates dos adultos, as sessões de Pilates Kids têm duração de 1 hora. Dentro desse prazo, o profissional pode elaborar sua aula de acordo com o rendimento da sua turma, pois cada criança é de um jeito.
Vale lembrar que as aulas de Pilates Kids normalmente são realizadas em grupo, a fim de praticarem a socialização e interação com outras crianças.