Nesse conteúdo, nós vamos lhe apresentar alguns dos benefícios do Pilates, além de lhe ensinar o que é o Pilates de fato, para o que serve, como é utilizado, onde se faz, enfim, diversas informações relevantes para você entender como os benefícios do Pilates podem lhe ajudar.
Pilates é um ótimo exercício para você que está pensando em começar a realizar alguma atividade física. Consiste em exercícios que visam grupos musculares específicos.
Você pode experimentar o Pilates para aliviar o estresse, aliviar a dor, tonificar os músculos, melhorar a postura, aumentar a flexibilidade e melhorar a aptidão geral.
Pilates ensina técnicas de respiração, flexibilidade, equilíbrio, coordenação, força e resistência. Esses são aspectos vitais do condicionamento físico e componentes importantes da vida cotidiana.
À medida que envelhecemos, nossa capacidade de respirar adequadamente se degrada, sobrecarregando nossos pulmões e coração. O estresse da má postura adiciona peso à nossa coluna, tornando-nos propensos a lesões e dores.
Os exercícios de Pilates fortalecem os músculos de todo o corpo. Concentrando-se na estabilidade do núcleo em vez de forçar a exaustão, os participantes constroem resistência para exercícios aeróbicos. através da respiração.
Embora o Pilates tenha sido inventado na Alemanha em 1920, ele começou a ganhar popularidade apenas em 1960.
Atualmente, existem várias formas de equipamentos de exercícios de Pilates disponíveis para ajudá-lo a atingir metas de condicionamento físico. Sendo elas:
O exercício através do movimento permite fortalecer os principais grupos musculares e aumentar a resistência. Quando feito corretamente, você atinge níveis máximos de capacidade do sistema cardiovascular. Os exercícios do Pilates também ajudam a reduzir a dor nas costas e diminuir o nível de estresse.
Como o Pilates se concentra nos aspectos físicos e mentais do exercício, é fácil ficar em forma e forte o dia todo e todos os dias.
Você precisa se comprometer com isso. Mas, quando começar a ver melhorias em sua vida, ou seja, melhorias na sua energia, resistência, padrão de sono e humor, você vai querer continuar se exercitando regularmente.
Podemos citar 12 benefícios principais que o Pilates pode proporcionar para aqueles que aderem a sua filosofia de saúde e bem-estar. São eles:
Tendo pesado todos os argumentos, agora é evidente que o Pilates é, sem dúvida, uma das maneiras mais seguras de melhorar a saúde e o bem-estar geral.
Ele combina abordagens tradicionais e modernas para ensinar às pessoas como elas podem desfrutar de uma vida de maior qualidade enquanto estão em forma, mais saudáveis, mais felizes e mais enérgicas, além de aumentar as chances da pessoa ter uma vida longa.
O Pilates pode ser praticado tanto em casa como fora. Basta, para isso, ter um tapete de exercício e, para uma melhor orientação, um livro ou vídeo com indicação das posições a realizar. Ou, caso prefira, praticá-lo com um instrutor de Pilates.
Contudo, existe uma vertente desta modalidade em que são utilizados aparelhos específicos para um melhor e mais profundo alongamento. Nestes casos, é necessário procurar um estúdio ou um ginásio que contenha esta especialidade, com técnicos com conhecimento para o realizarem.
O Pilates pode variar de preço de acordo com a região onde você se encontra. O preço também pode variar entre duas maneiras de realizar o Pilates.
O Pilates, para quem não sabe, pode fazer de maneira exclusiva. Isso quer dizer que na aula estará apenas você e o instrutor de Pilates, ou também pode ser realizado em grupo, que é nada mais nada menos que a realização com outras pessoas alheias.
O Pilates em si necessita de muita atenção e concentração, coordenação motora.
Aliás, respirar de modo correto é um elemento muito necessário no Pilates. Para obter essa respiração, é mais fácil quando se tem um professor que é exclusivamente focado em você. Desta forma, recomendamos que você opte pelo Pilates solo.
Os preços variam de acordo com a dinâmica que você pretende fazer Pilates, ou seja, está relacionado com a divisão da atenção do professor.
Se você realizar o método de Pilates de maneira individual, as aulas serão mais caras, isso pelo fato do instrutor estar com foco em você e no seu objetivo. Já quando falamos de uma aula em grupo, a divisão da atenção do professor é feita, ou seja, o preço é mais em conta.