A modalidade do Treinamento Funcional é muito mais dinâmica que outras modalidades tradicionais, e isso se dá pelo fato de mesclar diferentes capacidades físicas em um só exercício. O Treinamento Funcional pode, inclusive, substituir a musculação de academia.
Dessa forma, o foco do exercício passa de um único grupo muscular para o corpo todo, ativando e estimulando o trabalho com a coordenação motora, força muscular, sistema cardiorrespiratório, flexibilidade e até mesmo o equilíbrio.
Resumindo, o treinamento funcional deixa o indivíduo mais preparado para as tarefas do dia-a-dia, o tornando muito mais funcional.
Conheça outros exercícios físicos: O Método Pilates
Outras modalidades: Treinamento Funcional para gestantes
Conheça o Treinamento Funcional para Mulheres e ainda o Treinamento Funcional contra a celulite
Conheça o Treinamento Funcional para Homens
Leia mais: Benefícios do Pilates para Crianças
O Treinamento Funcional é um método de trabalho do corpo que possui técnicas dinâmicas e mais avançadas que os treinos convencionais, como por exemplo a musculação na academia.
Treinamento Funcional para idosos: os benefícios para a terceira idade
As técnicas do Treinamento Funcional são caracterizadas por treinar os músculos espalhados por todo o corpo em um só movimento, e geralmente sem a utilização de aparelhos auxiliares de treino, somente com alguns objetos como pesos ou cordas, outra diferença do treino convencional de musculação, que utiliza os aparelhos e cada um destes aparelhos treinam um grupo específico de musculatura.
As sequências de movimentos incluem os movimentos lentos, para promover a conscientização do movimento para o indivíduo que pratica o treinamento, além dos exercícios mais rápidos e bruscos, onde a instabilidade criada externamente provoca reações rápidas e reflexos.
Os movimentos e técnicas do Treinamento Funcional se baseiam nos movimentos naturais do ser humano, que treinam características como força, velocidade, equilíbrio, concentração, condicionamento, resistência e até mesmo a agilidade.
Ele é um método que ajuda a prevenir lesões, gera melhorias no sistema cardíaco e vascular, reduz o percentual de gordura do corpo, emagrece e ainda causa a famosa e almejada definição muscular.
Mas como trabalhamos a musculatura profunda, se não utilizamos os aparelhos auxiliares de treino? A resposta para essa pergunta é simples: com o auxílio de objetos que estimulam os movimentos naturais, como cordas, pesos,bolas, cones, discos, hastes, entre outros objetos que uma sala de Treinamento Funcional deve possuir.
Confira: Benefícios do Exercício Físico para a Autoestima
Cerca de poucos anos atrás, a visão do senso comum era que a única forma de alcançar um corpo saudável e com a musculatura extremamente definida era a musculação dentro de uma academia, prevalecendo acultura do treino de força.
Esse tipo de treino é voltado para a finalidade de ganhar músculos e queimar as calorias, deixando de lado a qualidade do movimento, a evolução da memória muscular e de forma tão brusca que pode até causar lesões ao indivíduo em questão.
O Treinamento Funcional surgiu como um método inovador a tudo isso, que possui, além de vários outros fins, alcançar um corpo extremamente saudável e com a musculatura muito bem definida.
Pode ser usado no fortalecimento de atletas, ginastas, e assim por diante. O treinamento funcional trabalha principalmente no fortalecimento do core, que é o centro de força do corpo, que acaba incluindo os músculos do abdômen, quadris, e da região da lombar e responde pela estabilização da coluna vertebral.
A verdadeira sacada e inovação do treinamento funcional é trabalhar essas musculaturas em todos os exercícios,não somente nos abdominais. O resultado é a almejada, por muitos homens e mulheres, barriga definida.
Saiba sobre: Treinamentos que podem reduzir e muito as medidas
Dentre todos os tipos de treino, o Treinamento Funcional se destaca por sua multiplicidade de exercícios que contribuem para uma prática mais dinâmica, de modo que todo o corpo trabalhe de forma conjunta nas mais diversas áreas esportivas, afastando o desanimo e as desculpas para a não realização dos exercícios à medida que que supera as séries limitadas e rítmicas da musculação convencional.
Isso ocorre porque todos os membros trabalham em sua completude, sem se limitar apenas à prática aeróbica ou ao fortalecimento muscular, mas unindo todas as modalidades ao mesmo treinamento.
As atividades praticadas dentro do treinamento também buscam executar movimentos em sua máxima amplitude, pois dessa maneira o alongamento muscular é estimulado regularmente, atingindo um dos maiores benefícios do treino funcional: a flexibilidade, resultado visto, muitas vezes,como objetivo e meta central pelos adeptos.
Além dela, o treinamento trabalha o equilíbrio e a coordenação motora, males usuais na vida contemporânea da maioria das pessoas, com exercícios específicos que vão desde agachamentos unilaterais, feitos apenas com uma perna para estimular a estabilidade até deslocamentos como corpo, sendo eles tanto frontais quanto laterais, auxiliando a coordenação.
Alguns treinadores associam exercícios de circo, como o malabarismo, para assistir esse atributo, vide sua adequação na percepção de espaço com o tempo de reação.
Apesar de sua forte manifestação nos exercícios de fortalecimento muscular, o treinamento funcional é prático ao trabalhar o sistema cardiorrespiratório de forma mais efetiva que a musculação convencional, exigindo tanto velocidade entre a execução das tarefas quanto alto tempo de permanência em cada posição dos exercícios, resultando no aumento da frequência cardíaca paralelamente com a intensidade das tarefas.
Benefícios impressionantes: Pilates para Todos
As práticas integram pernas e braços em movimentos compostos, alvejando também a região do core, que age para estabilizar todo o corpo e pode ser definida como um cinturão integrado por músculos de três regiões diferentes, sendo elas: a região lombar, pélvica e do quadril.
O agachamento com uso de halteres é um belo exemplo para mostrar como o treino funcional age em todas as partes do corpo, pois essa atividade individual resulta nos braços, pernas e abdômen trabalhados.
Para as pessoas que dedicam grande parte do dia em atividades que demandam muito tempo dentro de um escritório ou em outro lugar que força a má postura, o Treinamento Funcional trabalha o fortalecimento dos músculos que auxiliam no mantimento da coluna reta, assistindo também no desenvolvimento da consciência corporal, isso porque os exercícios contraem o abdômen e alinham o quadril com o pescoço e ombros, visto que tal postura é requerida durante o treino.
Como resultado desses exercícios, a postura ereta almejada é atingida, assim como o fortalecimento do core, a região central do tronco, auxiliando também no encerramento das dores nas costas e na lombar.
Por fim, o Treinamento Funcional traz o fortalecimento muscular como um de seus benefícios mais aclamados,conquistando, dia após dia, quantidades gradativamente crescentes de adeptos.
Os exercícios demandados são inovadoramente efetivos para a definição e tonificação do corpo por completo, resultado que é acompanhado pelo ganho de força muscular e pela melhora no condicionamento físico.
Abrindo um contra ponto com a musculação convencional, é válido dizer que no treino funcional mais fibras musculares são ativadas, sendo elas as fibras estabilizadores. O resultado disso consiste em seu corpo estar preparado para qualquer movimento diferente dos que foram praticados nos exercícios propostos pela máquina.
O treinamento funcional ocasiona vários benefícios para as pessoas que o praticam, podendo ser elas homens, mulheres ou até crianças, essa flexibilização no público-alvo é fator determinante para explicar o porquê tantas pessoas acabaram abandonando a retrógrada musculação convencional e aderido à prática desse treinamento inovador.
Para atletas? Aqui também tem! Treinamento Funcional para Atletas
O quão funcional é o corpo do ser humano é uma habilidade testada diariamente, desde as sociedades antigas, onde isso era questão de sobrevivência. Segundo a linha histórica, na Grécia Antiga, nos jogos olímpicos, os gregos desenvolveram aparelhos e equipamentos, além de métodos que auxiliavam no treino dos atletas para uma superação e obtenção dos resultados maior. Em seguida, essa prática também foi aplicada na Roma Antiga, entre os gladiadores.
Hoje em dia, o Treinamento Funcional mantém a sua essência como um treinamento físico que trabalha o corpo de forma dinâmica, tendo como conceito base a melhoria da aptidão física relacionada para com a saúde, além da prevenção da lesão do músculo esquelético como um todo.
Além de tudo, o treinamento funcional tem como característica realizar a igualdade de habilidades biomotoras fundamentais do ser humano, para uma maior produção de movimentos mais eficientes, e a melhoria de rendimento em atividades produtivas do dia a dia, como o trabalho ou estudo do indivíduo.
Paul Chek foi o responsável por desenvolver um método de treinamento funcional focado nos movimentos fundamentais e naturais do corpo humano na época do homem primitivo, e que também são executados na rotina diária do homem moderno, utilizando movimentos como correr, agachar, abaixar, puxar, empurrar, levantar, girar, etc.
Algumas linhas de métodos do treinamento funcional discorrem sobre o treinamento com instabilidade física, ou seja, movimentos rápidos e bruscos, junto ao treinamento do core, que é o centro de força do corpo, formado pelos músculos do abdômen e próximos a coluna vertebral.
O treinamento do core, ou centro de força do corpo, como o treinamento de habilidades que visa melhorar a capacidade de controlar a posição e o movimento do tronco sobre a pelve e as pernas para permitir uma boa ou ótima produção, transferência e controle da força e movimento para o segmento distal, numa cadeia que possui atividades integradas.
Dessa forma, o resultado é um produto do controle motor e da capacidade muscular do complexo lombo-pelve-quadril com uma estabilidade muito melhorada.
O treinamento funcional, hoje, está no topo das atividades físicas modernas e inovadoras pelos profissionais envolvidos com qualidade de vida e resultados que são duradouros na vida dos pacientes. O treinamento é focado na vida de cada um dos pacientes, com bases históricas nos exercícios realizados na Grécia e Roma Antiga.
Na mitologia grega, os gregos se inspiravam e observavam a importância de certos desafios para os treinamentos com a obra “Os doze trabalhos de Hércules”, que eram a inspiração dos atletas e soldados gregos para manter o corpo alinhado com a mente avançada que a Grécia possuía.
No final dos anos 90, temos o início do treinamento funcional em São Paulo, localizado em uma academia onde o público alvo era focado para lutas, que depois acabou por expandir-se para os demais alunos. Também no final da década de 90, o método Pilates se firmava como uma nova forma – e inovadora – de atividade física em São Paulo. Algum tempo depois, ou seja, no começo dos anos 2000, surge uma versão de metodologia chamada ballness (que foi apresentado no fitness Brasil), onde os exercícios de Pilates eram aplicados utilizando o equipamento “bola suíça”.
Em 2004, é lançado o Treinamento Funcional Resistido, que marca a história do Treinamento Funcional no Brasil sendo o primeiro livro sobre treinamento funcional escrito por autores brasileiros.
Nele, temos os professores Maurício de Arruda Campos, além do Bruno Couraucci Neto, que apresentam uma versão de atividade física ligada a capacidade motora e funcional do dia a dia, que alinha o corpo e a mente e ainda possui uma característica fortíssima de reabilitação, fazendo o uso quase excessivo de exercícios integrados e seguindo a linha encontrada em artigos científicos.
No Brasil, existem sempre divergências sobre quais atividades são ou não funcionais para quem pratica o treinamento. Atualmente, existem métodos e meios semelhantes, mas que divergem em questão de origem e por isso geram especulações e conflitos nas informações e ensinamentos.
Logo, podemos concluir que, no Brasil, existem três linhas metodológicas de treinamento funcional, dentre elas tendo uma mais voltada a especificidade esportiva, outra que é originada da unificação entre Pilates e Treinamento Funcional, focada no Power House (ou seja, o core, centro de força do corpo), e por último a visão dos exercícios integrados de uso quase excessivo que melhoram as capacidades funcionais, motoras, cognitivas e mentais do indivíduo atleta.
Cabe ao seu personal estudar os métodos de treino e saber qual das três linhas é a mais adequada para você. Venha nos conhecer na Omega4, o melhor Treinamento Funcional do Paraíso e Jardins!
Quer conhecer outras opções de exercícios funcionais? Pilates e o alongamento
A Omega4 Estúdio do Corpo, localizada entre os bairros Paraíso e Jardins, possui profissionais extremamente qualificados e que buscam a metodologia de ensino adequado para cada indivíduo que procura treinar conosco.
Os nossos profissionais estudam a história e os melhores métodos para se ensinar o treinamento funcional no Brasil, agregados a uma ótima infraestrutura e localização do espaço que o Estúdio possui.
Além de tudo, a recuperação e o condicionamento físico que os pacientes deste treinamento ganham é impressionante, com um resultado maravilhoso, após as batalhas e treinamentos consecutivos durante a semana.
Alternando exercícios rígidos, que envolvem velocidade, reflexos e movimentos bruscos com exercícios mais leves, que conscientizam o paciente do exercício feito, além de treinar a resistência e flexibilidade, os resultados são otimizados e se tornam impressionantes, com o fator da qualidade de vida, sono e saúde serem aumentadas na rotina diária.
Teremos prazer em atendê-lo e marcar uma aula experimental para você conhecer nosso espaço e se deliciar nos prazeres da atividade física! Venha para a Omega4!