Pilates para Mulheres


O Pilates é um método de exercício físico que busca o controle dos músculos do corpo, fortalecendo a musculatura e desenvolvendo a tonificação muscular, conferindo também maior flexibilidade ao corpo. Atualmente, alguns médicos consideram o Pilates até mesmo como terapia ou tratamento auxiliar para algumas doenças. Leia mais sobre o Pilates como tratamento auxiliar para o Alzheimer aqui.

As técnicas do método Pilates estão muito próximas de treinos de força, e é conhecida pela melhora do contorno corporal, ajustando a postura e melhorando, consequentemente, o centro de força do corpo, o chamado core. O Pilates é um método que estimula o corpo de forma global durante cada exercício, visando aumentando de mobilidade, flexibilidade força e tônus muscular. Para tanto, ele faz uso principalmente da respiração e de movimentos que usam o peso do corpo ou o auxílio/resistência das molas em seus aparelhos.

Como a região abdominal é muito exigida durante a execução dos exercícios, tanto a musculatura mais profunda quanto a periférica, a barriga vai ficando mais lisinha e a cintura afina. A silhueta é então redefinida, a postura fica ereta e o ganho de amplitude nas costas e peitoral é visível.

Em um determinado momento da vida adulta, o corpo feminino também começa a reduzir a produção de progesterona, o que propicia o aumento da gordura visceral que se acumula na barriga e flancos. No Pilates, como trabalha o centro do corpo por meio da contração abdominal, vimos uma diminuição aparente dessa gordura. Isso aliado a uma alimentação saudável, só traz benefícios tanto em relação à saúde quanto à estética. Os benefícios do Pilates para mulheres são, basicamente:

  • Ativação completa da região abdominal
  • Condicionamento Físico
  • Consciência Corporal
  • Redefinição da Silhueta
  • Melhora da flexibilidade e consciência corporal
  • Bem-estar e saúde para o corpo da mulher
  • Ajuda no Emagrecimento
  • Bem estar e saúde para o corpo da mulher
  • Ajuda nos sintomas de Menopausa e TPM

Como o Pilates age em cada um desses benefícios?


O Pilates é uma técnica avançada de exercício físico que possui uma história longa de desenvolvimento. Dentre todos esses benefícios, existem alguns que se destacam quando a relação é estética e saúde feminina. São eles:

 • Ativação da região abdominal.
 • Emagrecimento.
 • Redefinição da silhueta.
 • Ameniza sintomas da menopausa, pós menopausa e tensão pré-menstrual.
 • Bem-estar e saúde para o corpo da mulher.
 Abaixo, veja como cada um desses benefícios se relaciona com o Pilates.

Pilates agindo na ativação abdominal.  

A região abdominal é a região mais exigida na prática de qualquer exercício físico, em todos os aspectos, desde a musculatura mais profunda até a musculatura mais periférica do abdômen. Inclusive, parte dos músculos que fazem parte do grupo do core são músculos na região abdominal.  Com as técnicas do Pilates, que exigem bastante do core, a barriga vai ficando cada vez mais tonificada e lisa, afinando inclusive a cintura, e, se a prática do Pilates for contínua, as gordurinhas indesejadas e localizadas se torna comum, assim como a definição do abdômen de forma leve. 

Pilates agindo no emagrecimento.  

O Pilates não possui técnicas especificas para a perda de peso, e o método Pilates por si só não trará o emagrecimento significativo, mas ele serve como um ótimo tratamento auxiliar para esse efeito. O Pilates aliado a uma melhora na alimentação, provoca o emagrecimento, haja visto que os exercícios realizados trabalham musculaturas e eliminam gorduras de todas as partes do corpo, causando perca de gordura e tonificação muscular.  As técnicas do Pilates trabalham todo o corpo e focam na execução de movimentos que tem como base o controle, a precisão, a concentração, a respiração e a fluidez dos movimentos que agem de forma integrada para formar um exercício, e a junção desses exercícios podem e vão ajudar no processo de emagrecimento. Venha conhecer o pilates na Omega4, estúdio localizado entre os bairros Paraíso e Jardins!

Pilates agindo na redefinição da silhueta.  

O Pilates, com diversas técnicas que podem provocar a tonificação muscular, se for realizado de forma frequente, é capaz de transformar a forma da silhueta do corpo, definindo os traços principais da estética feminina atual. A redefinição da silhueta acontece pelo fato do treinamento excessivo de todos os músculos do corpo, inclusive em conjunto, o que facilita o músculo a se tornar tonificado e definido.  Consequentemente, os efeitos do treinamento do Pilates são caracterizados também em uma postura ereta, o ganho de amplitude de costas e peitoral, o que torna o tronco do praticante notável, e, com a melhora da postura, o corpo fica mais estável e as dores localizadas do dia a dia acabam por desaparecer. 

Pilates amenizando efeitos da menopausa, pós menopausa e TPM.  

Qualquer variação hormonal do corpo pode ser amenizada com o tratamento de exercício físico, haja visto que os exercícios físicos causam um equilíbrio mental e corporal sobre seus praticantes. Essas variações hormonais pesadas fazem muitas mulheres sofrerem, principalmente nos períodos menstruais com dores, e o Pilates pode ajudar no tratamento tanto das dores quanto das variações hormonais, causando harmonia ao corpo.  Os efeitos físicos do Pilates, com a prática contínua, podem melhorar os feedbacks do metabolismo, e ajudando na produção de endorfina, hormônio responsável pela diminuição de dores corporais, ou seja, possui um efeito analgésico, ajudando a lidar com as dores menstruais. Ela age no corpo, e melhora o estado geral das dores, além de ajudar também na indisposição. 

Pilates ajudando no bem-estar e na saúde do corpo.  

O Pilates ajuda o corpo a entrar em equilíbrio físico e mental, possuindo um efeito de harmonia corporal, melhora na coordenação motora, no sistema respiratório e inclusive no condicionamento físico do corpo.  A saúde, quando uma pessoa é praticante de exercício físico, se mantém em boas condições. Em um determinando momento da vida adulta, o corpo da mulher começa a reduzir a produção da progesterona, hormônio essencial para o ciclo ovariano e para a gravidez, e o aumento da gordura visceral acumulada pelo corpo se torna notável aos olhos da mulher. O pilates possui técnicas específicas, como visto anteriormente, que tem a vantagem de eliminar gorduras localizadas, o que ajuda com a sensação do bem-estar com o próprio corpo. O controle e precisão exigidos durante os exercícios estimulam também o sistema neural, e com o grande requerimento do sistema neural e coordenação motora do corpo, temos uma onda positiva disparada por todo o corpo, fazendo com que o corpo e a mente se beneficiem como um todo dessa onda, garantindo a saúde e o bem-estar físico e mental do praticante. Venha conhecer o Pilates da Omega4 Estúdio do Corpo, localizada entre os bairros Paraíso e Jardins! 

A história do método Pilates.  

Joseph Pilates, criador do método Pilates, teve experiências terríveis na infância, tendo doenças como asma, raquitismo e febre reumática. Por isso, ele sempre foi uma criança que se exercitava, afim de melhoras as condições do próprio corpo e não se sentir preso a ele.  Joseph sempre foi visto treinando de calção, pelo fato de possuir raquitismo e consequente deficiência em vitamina D, o que o deixou conhecido por esse estilo de roupa. Em seguida, Joseph Pilates começou a estudar de forma profunda as ciências biológicas do corpo humano, como a anatomia, a fisiologia, a Medicina Tradicional Chinesa (MTC), física e biologia. Ele procurava ciências que mostravam tudo sobre o funcionamento do corpo humano de forma conjunta.  Em 1912, o jovem Pilates se mudou para a Inglaterra, virou lutador de boxe em Londres e ensinou defesa pessoal para a polícia metropolitana de lá.  Preso por ser alemão na Primeira Guerra Mundial, o jovem Pilates ensinou aos prisioneiros, inclusive os doentes, técnicas do próprio método para se exercitarem enquanto estavam isolados do resto do mundo. Após ser libertado, lançou as técnicas que eram chamadas de Contrologia, referentes ao controle da mente sobre o corpo, nome que depois foi adaptado para Pilates. Em 1967, aos 83 anos, Joseph Pilates morreu por complicações em um incêndio dentro de seu estúdio, mas sua esposa continuou disseminando o método ao resto do mundo.

Endereço Omega4 Estúdio do Corpo
Rua Osório Duque Estrada, 35 - Paraíso - São Paulo
11 2386-9717 | 11 3052-4192 11 94048-3704
contato@omega4.com.br