A Condromalácia Patelar , também conhecida como “joelho de corredor”, é um grave caso no joelho e articulações, partes complexas do corpo humano, e suas funções são extremamente importantes nas funcionalidades que compõe o sistema locomotor, suas utilidades nas estruturas de ligação, musculatura e o sistema ósseo.
Leia mais: Pilates para condromalácia patelar
É evidenciada por sensações de dores, edemas e de crepitação retropatelar, que é uma desconfortável sensação rangedora nos joelhos. É uma patologia degenerativa e com esse processo desgasta e degenera a cartilagem das articulação da patela, formando assim uma cartilagem esponjosa, amolecida e tumefeita.
Por ser uma patologia que afeta diretamente as funcionalidades do sistema locomotor, é preciso entender como ele funciona. O sistema locomotor é constantemente usado e por isso está exposto a variados esforços e tensões, o que causa uma corriqueira instabilidade de suas articulações.
O Método Pilates age de forma eficiente nesse tratamento, irá proporcionar o alinhamento da patela, assim causando a estabilização do quadro da Condromalácia patelar.
Isso ocorre devido aos seus métodos que promovem o alongamento e os relaxamentos dos músculos encurtados ou lesionados e o seu consequente fortalecimento muscular. Sem muitos exercícios que causam o impacto, assim não ocasionando o desgaste articular com seus movimentos.
Confira também: Pilates para estabilidade articular
Ainda com seu método promove técnicas que potencializando a respiração e seus benefícios, fornecendo e ajudando o equilíbrio muscular. Por ser uma técnica que não promove o desgaste, pois seu número de repetições é reduzido, ocasiona a prevenção e o tratamento de diversas patologias, principalmente as ocupacionais, como a Condromalácia patelar.